terça-feira, outubro 20

CPRM participa do 1º Encontro de Gestão da Água em Assentamentos Rurais da Região da Campanha

O superintendente da CPRM de Porto Alegre, José Andriotti,
discursa na abertura do evento


No dia 15 de outubro, foi realizado, em Candiota – RS, o 1º Encontro de Gestão da Água em Assentamentos Rurais da Região da Campanha. O encontro foi para debater questões referentes ao planejamento e execução de obras de sistemas de abastecimento de água em assentamentos rurais, bem como formas de gestão desses sistemas.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do encontro com uma palestra do pesquisador em geociências e supervisor de Hidrogeologia, Marcelo Goffermann, que apresentou dados sobre 97 poços dos sistemas de abastecimento instalados pela CPRM entre 2007 e 2015. Goffermann abordou questões técnicas e gerenciais, desde o diagnóstico dos poços existentes até a locação e projeto dos novos poços construídos no período.

Marcelo Goffermann palestra sobre os sistemas
de abastecimento instalados pela CPRM
O público alvo do evento foi a comunidade residente em assentamentos rurais com investimentos em obras de sistemas de abastecimento de águas, gestores e técnicos municipais. Além de Marcelo Goffermann, a CPRM esteve representada pelo superintendente Regional de Porto Alegre, José Leonardo Andriotti, e pelo gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Marcos Alexandre de Freitas.
                                            
O encontro foi promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Participaram também do evento o Incra, a Funasa e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS).