terça-feira, outubro 20

Sureg-SP promove treinamento em parceria com a ANA

Capacitação permitiu aperfeiçoamento e reciclagem
da equipe técnica da CPRM

A Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE) da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), realizou o curso “Práticas de Hidrometria - Medição de Descarga Líquida com Equipamentos Acústicos”, no período de 28 de setembro a 02 de outubro. O treinamento foi ministrado pelos profissionais da ANA Fabricio Vieira Alves, coordenador de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, e Matheus Marinho de Faria, especialista em Recursos Hídricos.


A qualificação busca o aperfeiçoamento e a reciclagem dos engenheiros, técnicos e auxiliares da Sureg-SP. Também participaram do curso os técnicos Admerson de Osti e Jeferson da Silva, da empresa Construfam, a chefe da Divisão de Hidrologia Básica da CPRM, Ana Carolina Zoppas Costi Steenhagen e o engenheiro do Departamento de Hidrologia, Lauro Massao Wada.

O treinamento teve início com apresentação do projeto de cooperação técnica entre a CPRM, ANA e United States Geological Survey (USGS) para a Rede Hidrometeorológica Nacional. Em seguida foi explicado o princípio da tecnologia - o efeito doppler. Foram apresentados os equipamentos disponíveis no mercado, a verificação e correta aplicação da instrumentação para obtenção de melhores resultados.

Etapa de campo realizada na estação de
Santa Branca-SP
A capacitação ainda contou com etapa de campo de dois dias, na seção de medição do rio Paraíba do Sul em Santa Branca-SP. Neste período, todos os participantes utilizaram os equipamentos diversas vezes como forma de padronizar os procedimentos de medição. Foram utilizados medidores RiverSurveyor M9 da Sontek e Workhorse Rio Grande da RD Instruments.

Ao final do curso os dados obtidos foram analisados e discutidos. A etapa de campo foi importante para que todos saíssem mais seguros com relação à operação dos equipamentos acústicos M9 e ADCP. A interação entre instrutores, técnicos e engenheiros foi bastante produtiva e proporcionou troca de informações e experiências.