quarta-feira, outubro 28

CPRM Rio de Janeiro realiza Treinamento sobre Coleta Seletiva

Ana Paula Petito realiza treinamento sobre Coleta Seletiva 
Com o objetivo de capacitar os funcionários da CPRM para que possam contribuir com a sustentabilidade foi realizado, na última semana, um treinamento sobre Coleta Seletiva no meio empresarial. Os colaboradores terceirizados do apoio técnico administrativo do Escritório do Rio de Janeiro puderam saber mais sobre o processo de reciclagem e consumo consciente.


Durante a apresentação, a coordenadora do Programa CPRM Sustentável, Ana Paula Petito, explicou sobre o conceito de sustentabilidade. Segundo o Relatório de Brundtland de 1987, o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Ana Paula ainda explicou sobre a legislação que ampara a Coleta Seletiva no âmbito empresarial. Segundo a coordenadora, o decreto nº 5.940 publicado em 26 de outubro de 2006, instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

Para o secretário Marcelo Guimarães Silva, o treinamento mostrou a importância da sustentabilidade dentro da empresa. “É possível reduzir bastante o custo dentro da nossa empresa. Acredito que através de um comportamento individual e sustentável conseguimos bater as metas de consumo”, disse.

A coordenadora explica o conceito dos
5R’s da Sustentabilidade
Segundo estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), uma pessoa gera, em média, 1kg de lixo por dia. No ERJ a coleta é realizada pela Cooperativa de Catadores COOPQUITUNGO, que possui um termo de compromisso com a CPRM para recolhimento e destino correto do material reciclável.

A creche localizada na empresa também possui uma parceria com a Comissão de Sustentabilidade e realiza a compostagem do resíduo orgânico, transformando-o em húmus para a horta dos alunos.


Neste mês o Programa CPRM Sustentável iniciou a troca das lixeiras para que a coleta seletiva seja realizada de maneira mais efetiva. Os novos kits de lixeiras estão sendo implementados no ERJ e a expectativa é que sejam disponibilizados para todas as Unidades Regionais da organização.