quarta-feira, outubro 28

Consultor da Jica conhece metodologia utilizada por pesquisadores da Sureg-BH

Pesquisadores da Sureg-BH com Tomohiro Nishimura,
José Kepel da Sureg-PA, e a tradutora Mônica
Nos dias 26 e 27/10, ocorreu, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), um encontro entre o consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Tomohiro Nishimura, com a equipe de pesquisadores em áreas de risco da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH.



Nishimura é gerente-geral técnico da empresa KoKusai Kogyo, que presta serviços de consultoria à Jica, no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides), executado pela CPRM em parceria com a Jica e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).

O encontro, organizado pela coordenadora executiva do Departamento de Gestão Territorial (Deget), Sandra Silva, foi para apresentar a metodologia utilizada na elaboração das “Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação”.

Pesquisadores da CPRM apresentam metodologia
de trabalho ao consultor da Jica
O encontro também promoveu a troca de conhecimentos sobre os métodos utilizados por pesquisadores brasileiros e japoneses. Ao final, Nishimura fez uma apresentação sobre a metodologia japonesa aplicada em áreas de risco, abordando, entre outras ações, o planejamento da expansão urbana e regulamentação do uso do solo; a prevenção do desastre de movimento de massa; a reabilitação do desastre de movimento de massa; e prevenção e alerta.

A reunião contou com a participação da cordenadora-executiva do Deget, Sandra Silva; da equipe de pesquisadores em Geociências da área de Gestão Territorial da Sureg-BH, Cristiano Freitas, Heródoto Goes, Ítalo Menezes, Larissa Montandon, Michele Santana e Rafael Araújo; do pesquisador José Kepel, da Sureg de Porto Alegre – RS; e da tradutora Monica Velozo.

Sobre o Projeto Gides



Nishimura apresenta a metodologia japonesa
O Projeto Gides visa melhorar a capacidade brasileira de avaliar e reduzir riscos, aperfeiçoando o monitoramento de riscos de desastres naturais, além de conduzir e organizar a pesquisa e desenvolvimento nessa área. O termo de cooperação entre os dois países foi firmado em 2013, envolvendo a Jica, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Cidades, da Integração Nacional e de Minas e Energia do Brasil.