quarta-feira, outubro 21

CPRM participa do Congresso de Geologia de Engenharia e Ambiental

Jorge Pimentel apresenta trabalho realizado pela CPRM
Mais de 500 profissionais participaram nesta semana, em Bento Gonçalves (RS), do 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental (CBGE). Neste ano, o evento promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) com apoio institucional da CPRM, tem como tema central “Geologia de Engenharia e Ambiental em Áreas Urbanas”. Na ocasião, representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fizeram mais de 30 exposições orais.

O principal objetivo do congresso é promover um debate sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessa área, assim como discutir alternativas e vertentes para o futuro da profissão.

Dentre as diferentes temáticas abordadas, o tema Desastres Naturais foi tratado em um simpósio específico, nos dias 19 e 20. A mesa redonda Metodologias dos Mapeamentos Voltados ao Planejamento Urbano e à Gestão de Riscos contou com a participação dos pesquisadores em geociências Jorge Pimentel e Sandra Fernandes da Silva.

Pimentel apresentou uma palestra com o tema “Discussão sobre Mapeamento de Risco/Perigo a serem Aplicadas no Brasil “ e Sandra explicou sobre o tema “Mapas de Susceptibilidades”, respectivamente. No mesmo dia ocorreu outros simpósios que contou com a presença de pesquisadores em geociências da CPRM na coordenação, relatoria e apresentação de trabalhos.

Na quarta-feira (21/10), no encerramento do evento, foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “Gestão de risco e resposta a desastres” com a presença do geólogo Cassio Roberto da Silva; representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Ministério de Ciência e Tecnologia; da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do Ministério das Cidades e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SNPDC); e do Ministério de Integração Nacional.