quarta-feira, outubro 21

Geólogo da CPRM apresenta estudo sobre evolução tectônica do cinturão Gurupi e cráton São Luís

Geólogo Evandro Luiz Klein fala sobre a importância e
riqueza da mina de Piaba no Maranhão

No penúltimo dia do XV Congresso Brasileiro de Geoquímica, que acontece em Brasília, o geólogo Evandro Luiz Klein, da CPRM, apresentou estudo sobre orogenia nos sistemas de ouro no fragmento cratônico de São Luís e faixa Gurupi.


Com mais de 10 anos de experiência em pesquisas na área, Evandro apresentou aos participantes um contexto e a evolução tectônica das áreas através de dados isotópicos. Contendo uma grande variedade de mapas e explicações a respeito da gênese dos locais e das rochas presentes, o estudo é um importante acréscimo na construção da geologia histórica da região.

Estudantes, pesquisadores e geólogos da CPRM
assistem apresentação
Para o mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Guilherme Martins, a apresentação foi muito rica, pois conseguiu propor de maneira muito bem embasada a idade do ouro orogênio do local. “O estudo histórico de regiões tão ricas como o cráton São Luiz é muito importante para o entendimento da área e até mesmo para gerar mais estudos. Assistir apresentações assim é muito estimulante para nós geólogos”, afirma.


A partir de ferramentas modernas de análise química e isotópica, o estudo cumpre o objetivo de contar um pouco da histórica geológica da região, o que significa um grande avanço do conhecimento científico do país.