quarta-feira, setembro 9

Workshop promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e britânicos

Participantes do workshop 

Com temas sobre pesquisas voltadas para as mudanças globais; qualidade das águas; aquíferos e reservatórios; e inundações foi realizado, de 1 a 3 de setembro, em São Paulo, o workshop internacional “Chuvas, Rios e Reservatórios”.

O evento foi promovido pelo British Council, Newton Fund (fundo de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes do governo do Reino Unido), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Heriot Watt University, dentro das comemorações de 70 anos de atuação do British Council no Brasil.

O principal objetivo do workshop foi identificar possibilidades de parcerias entre institutos de pesquisa do Reino Unido e do Brasil para desenvolvimento de trabalhos em conjunto que tenham cunho social.

Alice Castilho abordou os estudos
sobre as cheias do Rio Madeira em 2014
Coordenado por Patrick Corbett, da Universidade Heriot-Watt e pelos professores Fernando Marinho e Gisela Umbuzeiro, da Universidade de São Paulo (USP), o encontro fez parte de um programa entre o Reino Unido com cerca de 15 países do mundo, entre eles o Brasil.

Contando com o apoio, no Brasil, do CNPq e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e financiamento do Newton Fund (Fundo Newton), o programa visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que por meio das ações da chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glicia da Nóbrega Coutinho, apoiou a realização do Workshop. Além do apoio, a CPRM levou ao encontro duas pesquisadoras em Geociências, Alice Castilho, da Superintendência Regional de Belo Horizonte, e Melissa Franzen, da Superintendência Regional de Recife.

Melissa Franzen e Ricardo Hirata apresentam 
estudos sobre aquíferos de Recife
Melissa Franzem apresentou, juntamente com o pesquisador da USP, Ricardo Hirata, a palestra “passado e evolução futura do clima e seu impacto sobre os aquíferos de Recife,”. Já a pesquisadora Alice Castilho fez uma apresentação abordando os estudos sobre as inundações do Rio Madeira em 2014, na Região Amazônica. A palestra foi desenvolvida com a colaboração da pesquisadora em Geociências da Superintendência Regional de Porto Alegre, Andréa Germano.

Segundo as pesquisadoras da CPRM, o workshop também abriu possibilidades de desenvolvimento de novas pesquisas nas áreas de risco geológico, Hidrogeologia e Hidrologia, principalmente ligadas a sistemas de alerta de eventos críticos e definição de planície de inundação.

Participaram pelo Reino Unido, além do Bristish Council, pesquisadores de universidades e do Serviço Geológico Britânico (BGS). Pelo Brasil, além da CPRM, estiveram presentes pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa.