quinta-feira, setembro 10

Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados

Para o funcionário Fabrizio Caltabeloti, pequenas 
metas diárias ajudam nas mudanças 

Não é preciso mudanças bruscas para promover melhorias no ambiente e na rotina de trabalho. Pequenos passos já são capazes de causar grandes impactos no dia-a-dia. Inovar e mudar em pequenas coisas já mostra interesse e motivação, além de ser mais fácil de aplicar com frequência.

De acordo com a professora da Harvard Business School, Amy Cuddy, transformações no comportamento e na forma de ver o mundo já causam grandes efeitos no resultado final de uma equipe. Além disso, Amy ressalta que pensar em mudanças que não sejam muito grandes ou distantes da realidade atual ajuda a evitar fracassos ou desistência. 

Adotar uma postura diferente, se flexibilizar diante de alguma divergência ou até mesmo promover diálogos e ações mais coletivas são pequenas maneiras de alterar drasticamente o rendimento e interação de um grupo.

Para o supervisor de área da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (GERIDE), da Superintendência de São Paulo, Fabrizio Caltabeloti, simples metas diárias podem diminuir a distância até o plano final. “Ser mais sociável no trabalho é um exemplo de algo sutil que faz uma grande diferença para alcançar a meta desejável”, afirma.

Além disso, demonstrar interesse em melhorar, procurar ajuda, ouvir sugestões e incentivar a convivência da equipe são outros pequenos passos que podem ser dados rumo a grandes transformações.