sexta-feira, setembro 25

Litoteca de Caeté amplia acervo com doações de mineradoras

Amostras de polpa doadas pela Vicenza
ensacadas e armazenadas em caixas de papelão

A empresa Vicenza Mineração doou ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM), aproximadamente 16 mil amostras oriundas de projetos da empresa em diversas localidades no Brasil. Esse material, que está sendo catalogado e incluído no acervo da Litoteca de Caeté da CPRM, sob a responsabilidade da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), consiste em polpas de sedimentos de corrente/concentrados de bateia, rochas, solos e testemunhos.

Segundo o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva, essas polpas estão identificadas com coordenadas em tabela cedida pela mineradora.

A CPRM também recebeu da Vicenza um furo de 86 metros do Projeto Verdete na região de Cedro do Abaeté-MG (Furo VDT-FD-0006) totalizando 31 caixas de madeira.

Furo VDT-FD-0006 doado pela Vicenza
(31 caixas de madeira contendo 86,88metros)
Outras doações

A mineradora Anglo Gold propôs à CPRM a doação de furos de sonda de projetos realizados pela empresa. São mais de 83 mil metros de sondagens realizadas em projeto no Quadrilátero Ferrífero - Rio das Velhas. Além do material da Anglo, que será incorporado ao acervo da Litoteca de Caeté, a CPRM está em entendimentos junto à Votorantim Metais, para a doação de furos para a litoteca. “São furos de sonda realizados em áreas de interesses de  projetos executados pela Sureg-BH”, relatou Márcio Silva.