segunda-feira, setembro 28

CPRM e ANA treinam equipe de bombeiros para operação na Rede Hidrometeorológica no Acre

Engenheiro Franco Buffon e técnico Paulo Gramacho
junto com a equipe do treinamento
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) treinaram, de 31 de agosto a 18 de setembro, uma equipe do Corpo de Bombeiros do Acre para atuar na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) implantada no Estado.

O objetivo foi capacitar dois bombeiros de cada regional acreana do Corpo de Bombeiros para dar suporte a Secretaria do Meio Ambiente e ao Instituto de Mudanças Climáticas do Acre na manutenção dos equipamentos da RHN.

Durante dois dias, o treinamento constou de parte teórica em que os técnicos explicaram noções básicas de hidrometria, telemetria e gerenciamento de banco de dados. Foi realizada na Unidade de Situação do Instituto de Mudanças Climáticas do Estado do Acre – IMC/AC e possibilitou que os participantes entrassem em contato com os equipamentos e técnicas utilizadas na operação em campo.

Em seguida, dois bombeiros da Regional do Juruá (Cruzeiro do Sul, AC) acompanharam a equipe de técnicos de hidrologia da CPRM ao longo de todo roteiro de operação da RHN, que abrange parte da região do Rio Purus, Rio Laco, Rio Abunã e Rio Acre. Durante cerca de 20 dias, os dois bombeiros colocaram em prática os conhecimentos aprendidos na parte teórica, com ênfase nos procedimentos de instalação/nivelamentos de seção réguas e de telemetria.

Outros dois bombeiros, da Regional de Epitaciolândia, vão acompanhar a equipe da CPRM durante a operação do roteiro que abrange a RHN na região do Alto Acre. Com isso, terão oportunidade de aprender na prática as técnicas de hidrometria e telemetria apresentadas no curso teórico e como são aplicadas.

O chefe da Residência de Porto Velho (REPO), geólogo Edgar Iza, destacou o papel da CPRM no apoio aos técnicos da Defesa Civil do Acre. “A iniciativa faz parte de um trabalho de aperfeiçoamento técnico, conscientização e prevenção que visa o melhor desempenho das equipes diretamente envolvidas na coleta de dados”, afirma. Ele lembra ainda que neste ano o Acre passou por uma grande cheia, onde foi preciso a atuação da Defesa Civil em conjunto com a CPRM na cidade de Rio Branco.