terça-feira, setembro 22

Geólogos da CPRM buscam fosfato na Bacia dos Parecis em Rondônia

Geólogos Leandro Guimarães, Rodrigo Adôrno, Eric Hiatt e Caio Gurgel


Uma equipe técnica da CPRM de Porto Velho, coordenada pelo Departamento de Recursos Minerais (DGM), executou trabalho de campo na área oeste da bacia dos Parecis, em Rondônia, referente ao Projeto Avaliação do Potencial de Fosfato no Brasil que encontra-se na fase três.

O objetivo do trabalho de campo foi identificar os principais alvos estratigráficos para ocorrências de mineralizações de fosfato sedimentar na bacia. A iniciativa conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Além de servir também para nivelar a equipe quanto ao reconhecimento das unidades litoestratigráficas da área de estudo, homogeneizando a linguagem durante a execução das próximas etapas de campo. 

Ao final, os pesquisadores se reuniram para discutir os resultados da semana e propor ajustes nos modelos geológicos e paleoambientais da bacia dos Parecis, com foco na identificação de alvos potenciais para ocorrências de fosfato.

Geólogo Ruy Bahia explanando sobre a geologia do ponto
De 08 a 13 de setembro, o programa contou com a consultoria interna do pesquisador em geociências Ruy Bahia (DGM/REPO) e do pesquisador da Universidade de Wisconsin Oshkosh, Ph.D. Eric Hiatt. Bahia possui 28 anos de experiência na CPRM de Rondônia e é doutor em sedimentologia da Bacia dos Parecis desde 2007. Já o Eric Hiatt possui doutorado em modelagem paleoceanográfica relacionada a depósitos de fosfatos sedimentares do Paleozoico.

O assistente de produção da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM de Porto Velho, geólogo Cassiano Costa e Castro, afirma que o trabalho está sendo realizado em forte sintonia com os interesses da empresa e da sociedade. “A ideia de buscar novos alvos relacionados a fosfato e a bacia dos Parecis representa uma grande oportunidade de novas descobertas científicas".

O pesquisador Eric Hiatt ressaltou que quer continuar ajudando o projeto e a equipe. “A Bacia dos Parecis é muito interessante. Me senti agradecido por ter participado desse projeto”.

Estiveram presentes na atividade os pesquisadores executores do projeto Rodrigo Adôrno, Caio Gurgel e Leandro Guimarães, que visitaram os afloramentos das seções-tipo das principais unidades da bacia sedimentar dos Parecis.