segunda-feira, setembro 21

Pesquisadores discutem dados metalogenéticos do Quadrilátero Ferrífero

Evandro Klein em reunião com a equipe do projeto na Sureg-BH

Para discutir o andamento das atividades relativas ao projeto “Evolução Crustal e Metalogenético do Quadrilátero Ferrífero”, com destaque para a parte de metalogenia, esteve em Belo Horizonte, nos dias 14 a 17 de setembro, o chefe da Divisão de Geologia Econômica (Digeco), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Evandro Klein.

A visita constou de duas etapas: a primeira em reuniões realizadas nos dias 14 e 15, quando foram avaliados os trabalhos já realizados e discutiram-se  as próximas fases do projeto, o enfoque a ser dado às atividades de campo e o tratamento de dados de geofísica (com métodos gravimétricos, eletromagnéticos, gamaespectrometria e magnetometria), geoquímica, petrografia, entre outros.


Na segunda etapa, nos dias 16 e 17, Klein e a equipe técnica do projeto fizeram visitas de campo para discutir e avaliar as metodologias que vêm sendo aplicadas no projeto. “O encontro do chefe da Digeco com a equipe do projeto abriu novas perspectivas de trabalho associado à área da geologia econômica”, disse Marcelo Marinho, supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Segundo os participantes, reuniões presenciais entre a equipe do projeto e chefes de divisões e departamentos, além de pesquisadores de unidades da CPRM no país, são fundamentais para a troca de informações e experiências, com vistas a contribuir para novos enfoques na execução do projeto.


O projeto “Evolução Crustal e Metalogenético do Quadrilátero Ferrífero” é executado pela CPRM, por meio da Sureg-BH.