sexta-feira, setembro 4

CPRM e Governo do Tocantins discutem a elaboração do mapa geológico do estado

CPRM e governo do Tocantins discutem proposta de convênio

Com o objetivo de elaborar o Mapa Geológico do Estado de Tocantins, na escala 1:500.000, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do governo estadual reuniram-se, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tocantins (Sedetur), para discutir os termos de um convênio para a execução do projeto.

Durante o encontro, o superintendente regional de Goiânia (Sureg-GO), Luiz Fernando Magalhães, representando a CPRM, sugeriu à equipe da Sedetur e integrantes de outros órgãos do executivo estadual a proposta de elaborar um convênio entre o Estado do Tocantins e a CPRM, para a execução do mapeamento. Segundo Luiz Fernando, é intenção que a parceria seja estabelecida para que no máximo em dois anos o Tocantins tenha o mapa concluído.


O subsecretário da Sedetur, José Carlos Bezerra, ressaltou a importância do mapa geológico como instrumento para evidenciar o potencial mineral do Estado. “O Tocantins tem sido procurado por vários grupos econômicos, a maioria, por sinal, investidores internacionais, interessados em investir nessa área, tanto na prospecção de pedras preciosas, quanto na busca de materiais minerais para industrialização do cimento”, frisou. Bezerra acentuou que são demandas já registradas reais e o que tem dificultado é a falta de um instrumento que dimensione esse potencial.

Para o diretor de Geologia e Mineração da Sedetur, Sérgio Taveira esse foi o contato inicial para estabelecimento do convênio, que virá para sanar uma deficiência no Tocantins. “É um primeiro passo, e não vai ficar exclusivamente com o mapa geológico. Já conversamos sobre a rede de estações meteorológicas, que é hidrogeologia, competência da CPRM; tem alguns trabalhos já realizados ou iniciados que terão que ser complementados, com o levantamento aerogeofísico e que boa parte do Estado já tem o levantamento; enfim, é o início de uma parceria e desejamos que seja muito produtiva”, afirmou.

Geodiversidade

Na reunião, o superintendente da Sureg-GO Luiz Fernando adiantou que uma equipe da CPRM irá ao Tocantins, ainda em setembro, para iniciar a elaboração de outro produto: o Mapa da Geodiversidade do Estado. Segundo explicou, esse mapa é um estudo que atende a vários setores, identificando fatores como o uso e ocupação do solo, as áreas agricultáveis, entre tantos outros relacionados ao uso do meio físico. “É um passo além para a gestão do mapa geológico”, avaliou, acrescentando que trata-se de um mapa muito relevante do ponto de vista estratégico e de planejamento.


Além dos Representantes da Sedetur e CPRM, participaram das reuniões Roberta Mara Oliveira Vergara, da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento;  Aldo Azevedo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); e Ihering Rocha Lima, da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins).