sexta-feira, setembro 4

Pesquisadores da CPRM participam do I Simpósio de Recursos Minerais e Energéticos

Andriotti fala da importância do carvão mineral para o país
No período de 31 de agosto a 3 de setembro, ocorreu, em Porto Alegre/RS, o I Simpósio de Recursos Minerais e Energéticos. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou com a participação de pesquisadores da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Durante o simpósio, o superintendente regional da Sureg-PA, José Leonardo Andriotti, ministrou a palestra “Carvão Mineral no Brasil: Situação Atual”. Andriotti iniciou falando sobre a história da mineração de carvão no Brasil e destacou a importância e a qualidade do carvão da região sul do país. Relatou também sobre a contribuição do Serviço Geológico do Brasil que mantém em operação a Litoteca Regional de Caçapava do Sul, na qual estão armazenadas cerca de 50 mil caixas de testemunhos de sondagens feitas para pesquisa de carvão mineral entre as décadas de 1970 e 1980. "No momento em que se discute com maior intensidade as alternativas energéticas para o País, e tendo a CPRM direitos minerários em muitas áreas de carvão mineral, acredito que esta participação tenha sido importante para mostrar a nossa inserção nesta discussão sobre os rumos do país", afirmou.

Além da palestra de Andriotti, no dia 31 o gerente de Recursos Minerais, João Ângelo Toniolo e os pesquisadores Leandro Menezes Betiollo e José Luciano Stropper da Sureg-PA ministraram o minicurso “Avaliação de Potencial Mineral”.