quinta-feira, agosto 13

Unificação do Sistema de Banco de Dados Hidrológicos na Sureg-BE

      Apresentação das ferramentas do banco de dados HIDRO


O Departamento de Hidrologia (DEHID)  em articulação com o Departamento de Informações Institucionais  (DEINF) promove, na Superintendência Regional de Belém, entre os dias 10 e 14 de agosto, a implantação do sistema unificado para uso das ferramentas do banco de dados HIDRO, na plataforma SQL, e um minicurso de capacitação para os profissionais que atuam no Projeto de Implantação e Modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN).

A ação teve como base o levantamento feito em 2012, pelo DEHID, que constatou a inexistência de um único banco de dados que contenha séries históricas das estações operadas por cada unidade regional, assim como rotina voltada para backups automáticos dos bancos existentes.

As atividades irão até o dia 14 de agosto na Sureg-BE
Desenvolvido pelo pesquisador em Geociências, André Kirmse Chagas (Sureg-PA), com a colaboração dos pesquisadores Ana Carolina Steenhagen e Arthur Moreira de Abreu (DEHID-ERJ), o projeto tem como objetivo instalar, configurar, operar, treinar pessoal e manter em funcionamento o banco de dados do sistema HIDRO na plataforma SQL.


Na Sureg-BE as apresentações foram feitas por Arthur Abreu, com o apoio técnico do analista em Geociências da DIINFO-ERJ, Rafael Neves da Silveira. A previsão é que até o final do ano todas as URs estejam com o banco de dados hidrológicos unificado. A próxima unidade a ser visitada será a Sureg-GO, o que deve acontecer ainda no mês de agosto, deste ano.