quinta-feira, agosto 13

CPRM se reúne com representante da Agência Nacional de Energia Atômica (IAEA)

 Apresentação Plano Estratégico de Ações


O Grupo de Trabalho (GT) constituído para estruturar o Centro Colaborativo para América do Sul se reuniu na quinta-feira, (06/08), com o Dr. Pradeep Aggarwal, da Agência Nacional de Energia Atômica (IAEA). A reunião teve como tema “Aplicação de Isótopos na Hidrologia” a ser desempenhado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Na oportunidade, que contou com a participação do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio, articulador do referido Centro, e com convidado, Dr. Chang, da UNESP, o GT apresentou o Plano Estratégico de Ações visando à implementação do Centro Colaborativo.

Na exposição e debate, o Dr. Pradeep destacou a escolha da CPRM pelo IAEA para representar este Centro Colaborativo. “É uma experiência única e, para tal, foi levado em conta à qualificação do seu corpo técnico e a capilaridade da empresa na execução dos serviços de hidrologia”, afirmou.

Ainda segundo Aggarwal, o Centro Colaborativo deve ser considerado como uma atividade da CPRM e que o IAEA está empenhado em estimular e apoiar a sua implementação. Ressaltando ainda a necessidade de parceria com outros atores para o pleno êxito desta iniciativa.

O Plano Estratégico elaborado pelo GT, coordenado pelo Roberto Kirchheim, destaca as seguintes linhas de ação a serem desenvolvidas: Monitoramento Sistemático de Água de Chuva (Rede Global de Isótopos); Uso de Isótopos na Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS); Aplicação de Isótopos Específicos; Aparelhamento do Laboratório de Análises Minerais em Técnicas Isotópicas e o Programa de Capacitação.

Participaram da referida reunião, Frederico Cláudio Peixinho e Alice da Silva Castilho, do Departamento de Hidrologia (DEHID); Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, da Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSUNI) e Maria Alice Ibanez Duarte, do Laboratório de Análises Minerais (LAMIN).