quinta-feira, agosto 27

Sureg-SP e ANA realizam treinamento de engenheiros e técnicos para operação de estações telemétricas

Especialista em recursos hídricos da ANA João Carlos Carvalho
(à esquerda) com técnicos e pesquisadores da Sureg-SP

 A Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP),  com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), realizou treinamento para engenheiros e técnicos da Sureg sobre instalação, operação e manutenção de estações telemétricas, entre os dias 19 a 21 de agosto. O curso foi ministrado pelo especialista em Recursos Hídricos da ANA, João Carlos Carvalho. 

As estações telemétricas se enquadram no contexto de modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional. Tais estações permitem o registro da precipitação e do nível de rios, e, a transmissão desses dados em curtos intervalos de tempo, tornando os processos de obtenção e análise de informações hidrológicas mais ágeis.

A capacitação incluiu a apresentação teórica das principais tecnologias disponíveis para o monitoramento de variáveis hidrológicas, a manutenção preventiva e corretiva das estações telemétricas, assim como recomendações e boas práticas para as instalações destas.

Treinamento no auditório 
No treinamento teve uma etapa de campo, na qual foram visitadas duas estações, contemplando equipamentos dos dois fornecedores utilizados na operação da Sureg. As saídas de campo ocorreram nas estações Hobeco-Vaisala, localizada em Nazaré Paulista; e OTT-Hidromec, instalada nas dependências da Litoteca de Araraquara. Durante essa etapa foram apresentadas sugestões e recomendações para melhoria nas instalações.

A atividade deu ênfase a rotina de operação (configuração e download de dados), manutenção preventiva (verificação de pluviômetros e sensores de nível) e manutenção corretiva (diagnóstico de erros, troca de componentes) a serem adotadas nas visitas às estações da Superintendência.  

Etapa de campo realizada na Litoteca de Araraquara 
Participaram do treinamento o auxiliar de campo Rodrigo Ernandes, os técnicos em Geociências Antônio Machado, Bruno da Motta, Natal de Jesus e Vinicius Ramos, além dos pesquisadores em Geociências Érico Lima, Camila Mattiuzi, Francisco Vasconcellos e Ricardo Almeida.