quinta-feira, agosto 27

Dehid implanta sistema de banco de dados hidrológicos na Sureg-GO

O processo de implantação do sistema contou com um
minicurso de capacitação

O Departamento de Hidrologia (Dehid), em articulação com o Departamento de Informações Institucionais (Deinf), implantou, na Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), entre os dias 24 e 27 de agosto, o sistema unificado para uso das ferramentas do banco de dados HIDRO, na plataforma SQL. Na ocasião, também foi oferecido um minicurso de capacitação sobre o sistema, para os profissionais que atuam no projeto de Implantação e Modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). 

A implantação do sistema teve como base o levantamento feito pelo Dehid em 2012, que constatou a inexistência de um único banco de dados que contenha séries históricas das estações operadas por cada unidade regional, bem como uma rotina voltada para backups automáticos dos bancos existentes.

Desenvolvido pelo pesquisador em Geociências, André Kirmse Chagas (Sureg-PA), com a colaboração dos pesquisadores do Dehid, Ana Carolina Steenhagen e Arthur Moreira de Abreu, o projeto tem como objetivo instalar, configurar, operar, treinar pessoal e manter em funcionamento o banco de dados do sistema HIDRO na plataforma SQL.

Na Sureg-GO, as apresentações foram feitas por Arthur Abreu, com o apoio técnico do analista em geociências da Diinfo-ERJ, Rafael Neves da Silveira. A previsão é que até o final do ano todas as unidades regionais estejam com o banco de dados hidrológicos unificado. A próxima unidade a ser visitada será a Sureg-SA, o que deve ocorrer no mês de setembro deste ano. 

Participaram do evento os pesquisadores em geociências Albert Cardoso, Aldrei Veiga, Davi Souza, Denise Melo e José Alexandre, e os técnicos em geociências Aluísio Calista, Betânia Santos, Carlos Vinícius e Carlos Porfirio. Também estiveram presentes a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Cíntia Vilas Boas, e o supervisor Luiz Gonzaga, além do superintendente regional, Luiz Fernando Magalhaes.