quinta-feira, agosto 20

Pesquisadores avaliam o projeto Carta Geotécnica de Aptidão a Urbanização de Itaboraí-RJ

Pesquisadores analisam a “Carta Geotécnica de Aptidão à 
Urbanização do Município de Itaboraí”
No período de 17 a 21 de agosto, reuniram-se na Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO) os pesquisadores Ivan Bispo Filho, do Escritório do Rio de Janeiro (ERJ), e José Antônio Silva, da Residência de Porto Velho (Repo). O encontro foi para discutir a continuidade do projeto “Elaboração de Cartas Geotécnicas de Aptidão a Urbanização de Itaboraí (RJ)”, executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Na reunião, foi debatido, com o pesquisador da Sureg-GO, Guilherme Peret, o tratamento dos dados obtidos durante as etapas de campo, a montagem do SIG e elaboração do relatório sobre as características das unidades geotécnicas e das suscetibilidades frente à ocorrência de movimentos de massa e inundações no município de Itaboraí no Estado do Rio de Janeiro. 

Além da “Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do Município de Itaboraí”, também estão sendo produzidas as mesmas cartas para os municípios de Valença (RJ), Vila Velha (ES) e Cataguazes (RJ).

O objetivo do projeto é produzir uma ferramenta de gestão e ordenamento territorial minimizando as chances de ocorrências de desastres naturais. O projeto tem a coordenação do pesquisador, Carlos Eduardo Osório, do Departamento de Gestão Territorial (Deget) e é fruto de uma parceria com o Ministério das Cidades.