quinta-feira, agosto 20

Comportamentos do líder refletem na equipe

Sugestão de livro sobre a essência da liderança


A liderança vem com uma série de responsabilidades. Uma das principais é se tornar o espelho de toda equipe. Os comportamentos e ações de um líder servem de base para as atitudes e o desempenho de todo o grupo. Ter a habilidade de inspirar as pessoas a agir é uma das características mais marcantes de um bom líder.

É necessário que o líder pense com responsabilidade em como se comportar e, acima de tudo, se mostrar aberto a feedbacks para estar sempre melhorando. Se aproximar de todos, assumir erros e mostrar ações comprometidas torna o grupo também mais aberto e empenhado. 


Outro fator importante é ser confiável. É preciso passar confiança e ter confiança. Para isso, a clareza e a compreensão são essenciais. Um diálogo aberto é a chave para evitar mal entendidos, propor aproximação e aumentar o envolvimento de todos.

Incentivar atitudes positivas, ser sincero e demonstrar paciência também conseguem provocar mudanças positivas no reflexo do grupo. A equipe é o que o líder encoraja e a forma como ele mesmo age. Assim, repensar os próprios comportamentos é o primeiro passo para o crescimento pessoal e coletivo.


Para o autor do livro “O monge e o executivo”, James C. Hunter, se você dá ao seu time o que ele precisa, ele também lhe dará o que você precisa. Além disso, todos são capazes de promover mudanças e melhorias. Comportamentos são escolhas.