quinta-feira, agosto 20

Curso trabalha métodos de descrição e classificação de solos e rochas

O presidente da ABGE-MG, Luís Bacellar, abre o evento

Com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) realizou, nos dias 17 e 18 de agosto, no auditório da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o curso Classificação de Sondagens.

Ministrado pelo geólogo Ivan Delatim, o curso é destinado a auxiliar geólogos, engenheiros geotécnicos e técnicos de geologia e de mecânica de solo na descrição/classificação para solos e rochas a partir de amostras provenientes de sondagens mecânicas (trado, percussão, rotativa e mista), para a apresentação em perfis individuais de sondagens.

Ivan Delatim fala dos objetivos do curso
Durante os dois dias de curso foram apresentados e discutidos temas como: a importância da investigação para o conhecimento do arcabouço geológico; métodos de investigação; apresentação dos resultados das investigações; perfis individuais de sondagens; classificação de solo; e classificação de testemunhos de sondagem. Após as aulas teóricas, os alunos tiveram aulas práticas de análise de amostras de rochas no Laboratório Petrográfico Djalma Guimarães da Sureg-BH.

O apoio na realização do curso fez parte da iniciativa da CPRM de promover parcerias com outras entidades e instituições oferecendo palestras, cursos, workshops, seminários e outros eventos, com vistas a promover o intercâmbio de conhecimentos nas áreas das Geociências.