quinta-feira, agosto 20

DHT capacita pesquisadores em cartografia hidrogeológica

Pesquisadores duram o treinamento da Sureg-RE

Por iniciativa da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), através da Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP) do Departamento de Hidrologia (DEHID), ocorreu, entre os dias 20 e 24 de julho, um treinamento técnico em cartografia hidrogeológica na Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE). A capacitação visa formar a equipe que irá trabalhar na elaboração do Atlas Hidrogeológico do Brasil, um dos produtos gerados pelo Projeto de Disponibilidade Hídrica do Brasil. 

Ao longo do treinamento foram apresentados os princípios básicos da metodologia de cartografia hidrogeológica adotada nos trabalhos e concebida dentro da própria CPRM, quando da elaboração do Mapa Hidrogeológico do Brasil ao Milionésimo. Foram apresentados, também, os procedimentos para preenchimento dos atributos de cada tema trabalhado e abordados assuntos tais como: a utilização do aplicativo de geoprocessamento ArcGIS 10.2 para desenvolvimento dos trabalhos das folhas; estudos de elaboração de superfícies potenciométricas e seleção de poços representativos de alguns dos principais aquíferos brasileiros; e preparação de cartogramas temáticos, seções esquemáticas e notas técnicas.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento técnico foi ministrado pelos pesquisadores em geociências da Adson Brito (Sureg-RE), Manoel Júlio Galvão (Sureg-RE), João Alberto Diniz (DEHID/DHIEXP) e Thiago Luiz Feijó de Paula (DEHID/DHIEXP). A capacitação foi oferecida aos pesquisadores em geociências Alberto Ricardo Torrer Galvão Neto (Sureg-RE), Bruna Fiume (Sureg-BH), Claudio Cesar Aguiar Cajazeiras (REFO), Daniele Tokunaga Genaro (ERJ), Eliel Martins Senhorinho (Sureg-PA) e Priscila Sousa Silva (Sureg-MA).

Para dar continuidade à capacitação e formação de equipe técnica, a realização de um novo treinamento, com novos participantes, está programada para acontecer ainda este ano.