terça-feira, agosto 18

Funcionários da Sureg-MA visitam pontos geoturísticos do Amazonas

Colaboradores buscam fósseis em visita ao
folhelho do Rio Urubu


Em comemoração aos 46 anos da CPRM, um grupo de mais de cinquenta funcionários da Superintendência de Manaus (Sureg-MA) visitou o Projeto Geoparques Cachoeiras do Amazonas, na sexta-feira (14/08). 

Renê Luzardo, explica aos colaboradores formação do
afloramento de Caulim

Durante a visita, três pontos foram percorridos: Igarapé Cabeça Branca (Afloramento de Caulim), Folhelho do Rio Urubu e Cachoeira da Porteira. O projeto possui oito pontos de "geoturístico", que se inicia no quilômetro 100 da BR-174 até o quilômetro 200 da mesma rodovia, na Serra Abonari. 

O geólogo Renê Luzardo, chefe do projeto, que acompanhou o grupo, destacou que o município de Presidente Figueiredo e suas adjacências estão em uma área geologicamente privilegiada. “Existem evidências de que a área foi o fundo de um oceano, onde podem ser encontrados fósseis marinhos de conchas e braquiópodes (tubos) de verme”, disse Luzardo.

Afloramento de Caulim, Igarapé da 

Cabeça Branca, PF-AM
O objetivo da atividade era integrar os colaboradores de todas as gerências e apresentar um projeto de cunho social realizado pela empresa. O Cachoeiras do Amazonas é o primeiro geoparque municipal. Sua criação preserva o patrimônio geológico e natural dos locais onde são implantados. 

“O geoparque não tem restrições quanto a atividades econômicas. Ele apenas tenta mudar a atividade econômica promovendo a floresta através do turismo e atividades sustentáveis. Se aquela área render o sustento do morador local, ele mesmo vai promover a preservação do ambiente”, explica Rêne.
Formação rochosa da Cachoeira da Porteira em
Presidente Figueiredo - AM

Área de banho da Cachoeira da Porteira