quarta-feira, agosto 26

CPRM apresenta ações à Defesa Civil do Rio Grande do Sul

A CPRM mantém um sistema de alerta em São Sebastião do Caí

Em reunião realizada no dia 20 de agosto, no Palácio Piratini, com o chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Alexandre Martins de Lima, uma equipe da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) apresentou as ações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), voltadas ao gerenciamento de áreas de risco.

A equipe da CPRM, constituída pelos geólogos José Leonardo Andriotti e Débora Lamberty e os engenheiros André Kirmse Chagas e Márcia Pedrollo, apresentou os projetos de Setorização de Riscos a Movimentos de Massa e Inundações; de Cartas Municipais de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações; e os Sistemas de Alerta Hidrológico nas bacias dos rios Caí e Taquari.

 Durante a reunião, a CPRM solicitou apoio da Defesa Civil para definições de cotas de inundação na bacia do rio Taquari e relacionou os próximos municípios a fazerem parte da setorização de riscos, com a possibilidade de a Defesa Civil indicar novos municípios. Também a CPRM ofereceu ao governo do Rio Grande do Sul cursos de capacitação de técnicos municipais para prevenção e gerenciamento de riscos e desastres naturais.