quarta-feira, agosto 26

Pesquisadores da CPRM realizam palestras no CREA-RS

Fábio Noronha, Márcia Pedrollo, André Chagas e
Débora Lamberty no Crea-RS

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), participaram, no 21 de agosto, de um ciclo de palestras a convite da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

O objetivo do encontro foi abordar assuntos relativos ao reconhecimento de áreas de risco a movimentos de massa e inundações. Na ocasião, os pesquisadores da Sureg-PA, Débora Lamberty, Fábio de Lima Noronha, Márcia Pedrollo e André Kirmse Chagas apresentaram os projetos: “Setorização de Áreas de Risco Alto e Muito Alto a Movimentos de Massa e Inundações”; “Cartas Municipais de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações”; e os “Sistemas de Alerta de Eventos Críticos das Bacias Hidrográficas do Rio Caí e do Rio Taquari”.

Durante as apresentações, a geóloga Débora Lamberty abordou a metodologia e os números do projeto de setorização de áreas de risco; o geólogo Fábio de Lima Noronha destacou aspectos metodológicos e de aplicação das cartas de suscetibilidade; a engenheira Márcia Pedrollo falou sobre a operação do Sistema de Alerta do Rio Caí; e o engenheiro André Kirmse Chagas apresentou os procedimentos de instalação do Sistema de Alerta para o Rio Taquari, cuja previsão de início da operação é até o final deste ano.

O evento ocorreu na sede da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA e teve a participação de aproximadamente 50 pessoas.