quinta-feira, julho 30

Pesquisador da CPRM participa da equipe técnica do “Atlas Geográfico de Santa Catarina – diversidade da natureza”


Foi lançado, em julho, na cidade de Florianópolis-SC, o “Atlas Geográfico de Santa Catarina – Diversidade da Natureza”. A publicação tem como objetivo atender a demanda de dados, estudos e informações atualizadas sobre o meio físico estadual, além de divulgar as potencialidades da região para os diversos segmentos, empresarial, econômico, educacional e de instituições públicas da sociedade catarinense e do país. O Atlas foi desenvolvido por meio de um termo de cooperação técnico-científica, celebrado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Secretaria de Estado do Planejamento de SC.


O geólogo da Superintendência Regional de Porto Alegre, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Wilson Wildner, e as geólogas Maria Paula Casagrande Marimon (Udesc) e Lúcia Ayala (Udesc), foram convidados para participar, como autores, do capítulo sobre “Geologia”. Este capítulo traz uma breve abordagem sobre a constituição e evolução geológica do estado de Santa Catarina. Nele, os autores procuraram montar um panorama geral sobre a diversidade geológica que compõe a região, baseados nas informações mais recentes obtidas em mapeamentos geológicos, em estudos geotectônicos e em datações radiométricas, as quais norteiam as atuais teorias sobre a evolução geológica do território catarinense e do sul do Brasil.

O Atlas Geográfico de Santa Catarina é uma publicação elaborada pela equipe técnica da Diretoria de Estatística e Cartografia do Governo do Estado de Santa Catarina, que inclui os estudos voluntários empreendidos por professores e pesquisadores de instituições como a Udesc, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a CPRM, por meio da Superintendência Regional de Porto Alegre, e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).