quinta-feira, julho 9

CPRM e CDTN discutem parcerias em áreas de atuação das instituições

Pessoal da CPRM com representantes da CDTN

Representantes do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), reuniram-se, no dia 08/07, com uma equipe da Superintendência Regional de Belo Horizonte, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O encontro foi para conhecer a CPRM, identificar e avaliar áreas semelhantes de atuação, com vistas a possíveis acordos de cooperação técnica entre as duas instituições.

Durante a reunião, foram avaliadas diversas ações da CPRM que possuem características e metas que interessam à CDTN para troca de experiências e informações. Entre elas, na área de recursos hídricos, foram identificadas possíveis parcerias nas seguintes ações: geofísica aplicada ao estudo hidrogeológico; monitoramento da Rede Global de Monitoramento de Chuva (estações Genip no Brasil); aplicação de isótopos no projeto Águas do Norte de Minas Gerais; e estudos hidrológicos e hidrogeológicos no Carst do Norte de Minas. 

em geologia/geofísica, a parceria seria na área da geofísica para estudos de impacto ambiental com a aplicação dos métodos magnometria, espectrometria e eletroresistividade utilizados pela CPRM em diversos projetos de geofísica.  

Segundo a pesquisadora em Geociências da CPRM, Maria Antonieta Mourão Filho, parcerias com a CDTN são interessantes, uma vez que eles possuem laboratórios de análises isotópicas e equipes especializadas. “Isso possibilita uma troca de conhecimentos e tecnologia entre as duas instituições”, ressaltou.