quinta-feira, julho 9

Chefes de departamentos e divisões debatem atuação da DGM

Diretor Roberto Ventura apresenta a estrutura organizacional da DGM

O encontro de alinhamento técnico e operacional da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) realizado nessa quarta-feira (08/07) debateu a reestruturação da diretoria e a dinamização dos projetos executados pela CPRM. Estiveram presentes chefes de departamentos e divisões, além do diretor da DGM, Roberto Ventura.

A reunião foi organizada em dois momentos. No primeiro, Ventura destacou os pontos fundamentais de atuação. Já no segundo, cada divisão apresentou as ações desenvolvidas e metas de cada setor. Após a discussão sobre os desafios enfrentados, a equipe sugeriu medidas de melhoria. "Como geóloga, vejo que o nosso foco aqui é a qualidade dos produtos", disse Lys Cunha, pesquisadora em Geociência do Departamento de Recursos Minerais (DEREM). 
Chefes de divisões e departamento debateram as
ações desenvolvidas em cada divisão

Segundo o diretor, estabelecer um efetivo canal de comunicação entre o grupo de trabalho da DGM é fundamental. “A organização do fluxo de informação permeia toda a estrutura da empresa”, afirmou Ventura. Tal medida permite maior contribuição dos empregados nos projetos, pois garante abertura para sugestões, críticas e questionamentos. 

A melhoria significativa da qualidade técnica e editorial dos produtos, assim como a valorização do trabalho técnico, da equipe e a implantação de mecanismos de gestão nos projetos estão entre os pontos fundamentais. Ventura enfatizou que a motivação é importante para a equipe alcançar tais objetivos. Falou também sobre a importância da realização de reuniões deste tipo a fim de pensar estrategicamente no fortalecimento dos projetos. “Nós valorizamos a motivação profissional por meio da instigação”.
Roda de debates

Os chefes de divisões e departamentos concordaram com as mudanças propostas, tendo em vista que elas favorecem maior atualização técnica e agilidade operacional, acompanham o avanço científico, uso técnicas modernas de gestão e de novas tecnologias, entre outros pontos positivos. “Minhas expectativas em relação às mudanças são as melhores possíveis. O trabalho em conjunto visa a qualidade dos projetos”, disse Edilton Santos, chefe da Divisão de Geologia Básica (DIGEOB). 

Para Ruben Sardou, chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE), a nova linha de estruturação da DGM está bem definida. “As mudanças só poderão ocorrer a partir das mudanças de mentalidade, cultural e comportamento de todos nós. A princípio acredito que as mudanças virão para melhor”, afirmou Sardou.