quinta-feira, julho 9

Lamin-BH promove treinamento em análises sedimentométricas

O treinamento será no Lamin-BH

Com o objetivo de qualificar profissionais que atuam na área de hidrossedimentologia em análises sedimentométricas, o Laboratório Lamin-BH, da Rede Lamin do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realiza, no período de 27 a 30 de julho, um treinamento em análises sedimentométricas. 

Destinado a analistas químicos, técnicos de laboratório e demais profissionais da área de hidrossedimentologia, o treinamento será realizado no laboratório situado na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Segundo a organizadora e coordenadora do curso, a química Magda Pinto, além de qualificar os profissionais da área, o treinamento visa também motivar os profissionais para práticas analíticas, metrológicas e de controle de qualidade adequadas às análises sedimentométricas.

O conteúdo programático
Os estudos e práticas abrangerão: a determinação de concentração de sedimento em suspensão pelos métodos filtração e evaporação; a determinação granulométrica pelos métodos peneiramento, pipetagem, retirada pela base, acumulação visual e espalhamento a laser; o controle de qualidade analítica aplicado em análises sedimentométricas; e o programa de ensaio de proficiência – concentração de sedimento em suspensão.

Outras informações
A carga horária será de 24h. O treinamento é gratuito. As despesas de passagens, hospedagem e Alimentação devem ser custeadas pelo participante. Os interessados podem confirmar a presença enviando um e-mail para Magda Cristina Pinto: magda.pinto@cprm.gov.br.
                                                                                         
Saiba mais sobre o Lamin-BH
O Laboratório LaminBH, foi criado em 1971 e, desde então, se tornou uma referência em análises sedimentométricas. O laboratório foi acreditado para o ensaio de concentração de sedimento em suspensão pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) em dezembro de 2010.