segunda-feira, julho 20

Conselho de Administração empossa novos membros

A reunião do Conselho de Administração foi realizada em Brasília

O Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) se reuniu em Brasília, na quinta-feira (16), para dar posse aos novos conselheiros da empresa. Janaina Gomes Pires da Silva é a nova representante dos empregados no colegiado e Demetrius Ferreira e Cruz, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Suplente dos empregados no Conselho, Janaina Gomes substitui o hidrogeólogo Waldir Duarte, que assumiu a Superintendência Regional de Recife. Técnica em Hidrologia, Janaina ingressou na CPRM por meio de concurso público em 2010, desde então trabalha no Departamento de Hidrologia, onde supervisiona os seguintes projetos: Rede de Monitoramento em Qualidade de Água da Bacia do Paraíba do Sul; Estudos em Bacias Experimentais e Representativas, Bacia do Rio Piabanha na Região Serrana do Rio de Janeiro. Janaina é formada em biologia com pós-graduação em engenharia ambiental. 

Já o antropólogo Demetrius Ferreira foi eleito pela Assembleia Geral Ordinária da CPRM, realizada em abril, como representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele substitui Luiz Gonzaga Baião no Conselho. Com especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Demetrius foi assessor especial do Ministro da Fazenda e membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil. Atualmente é assessor especial do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Na reunião, estiveram presentes o presidente do Conselho, Carlos Nogueira, o vice-presente, Manoel Barretto, os representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Ladice Peixoto e Jarbas Matos, além do chefe da Secretaria Geral da CPRM, Palmiro Franco Capone, e do chefe da Auditoria Interna, Juliano Oliveira.

Na ocasião, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura apresentou ao Conselho de Administração, o programa de modernização da estrutura e processos que está sendo implementado na diretoria.  Os membros do Conselho elogiaram e aprovaram a iniciativa.

Durante a reunião, o Conselho também aprovou o plano anual de atividades de 2015, e o relatório anual de atividades de 2014, da Auditoria Interna, apresentando pelo chefe da Auditoria Interna, Juliano Oliveira; além do relatório anual da Ouvidoria referente ao ano de 2014. 

Conselho de Administração - Além de atribuições legais, compete ao conselho deliberar sobre planos, programas e normas de ação, estrutura organizacional básica, de ordem econômica e financeira, bem como manifestar-se sobre outros assuntos previstos no Estatuto. 

O Conselho de Administração é composto de um presidente, nomeado pelo presidente da República; do diretor-presidente da CPRM e de mais três membros eleitos pela Assembleia Geral, e um membro eleito pelos empregados.