quarta-feira, julho 22

Cientistas americanos conhecem estações de monitoramento da Amazônia

A iniciativa estimula a troca de conhecimentos e
experiências na área de hidrologia

Pesquisadores da Residência de Porto Velho da CPRM e da Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram de 13 a 18 de julho  com cientistas  do United States Geological Survey (USGS) para trocar conhecimentos e experiências na área de hidrologia.

O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados ao planejamento de redes de monitoramento, novas tecnologias de coleta e medição hidrológica, administração e difusão de dados e informações, assim como a gestão, a previsão e a mitigação dos efeitos decorrentes de eventos hidrológicos críticos.

Durante a visita os cientistas americanos conheceram as estações de Porto Velho, Prosperidade, Humaitá e Abunã, para medições de descarga líquida, qualidade da água, coleta de sedimentos, nivelamento de réguas e retrieve de dados de PCD (Plataforma de Coleta de Dados). Eles também visitaram a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.  Pesquisadores da CPRM e a ANA explicaram também como é realizada as atividades de escritório após a entrada de dados gerados em campo.