sexta-feira, julho 31

Cipa-BH realiza semana de prevenção de acidentes


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), gestão 2015/2016, realizou, no período de 13 a 17 de julho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).


Voltada para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a Sipat tem por objetivo, através da realização de palestras e atividades culturais e de lazer, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção.

Segundo os membros da Cipa-Sureg-BH, a realização da Sipat se dá na necessidade de incentivar os trabalhadores a se manterem atentos aos cuidados necessários para uma vida laboral baseada na segurança e qualidade de vida tanto no ambiente de trabalho, quanto no seu dia a dia.  “Também a Sipat  visa, com informações sobre questões relacionadas ao trabalho na empresa, tornar o ambiente mais seguro e melhor para se trabalhar”, disse Higo Nunes, presidente da Cipa-BH.

Educar Físico, Hugo Oliveira, falando de
emagrecimento x atividade física
Durante a realização da Sipat, os empregados da Sureg-BH participaram das seguintes atividades: na segunda-feira, 13/07, abertura com a apresentação das sções da Cipa e suas atribuições; palestra sobre “Gestão de riscos e segurança do trabalho”, pelo engenheiro Eduardo Almeis, gerente de segurança do trabalho da Usiminas; palestra: “Bem estar: A importância da atividade física no combate a doenças e emagrecimento saudável”, pelo educador físico Hugo Oliveira.

Na terça-feira, 14/07, palestra: Animais peçonhentos – acidentes e primeiros socorros, por Rafael Batista, da Fundação Ezequiel Dias (Funed); Nutrição durante atividades de campo, apresentada pela nutricionista Andrezza Martins.

Na quinta-feira, 16/07, Ergonomia no ambiente de trabalho, palestra apresentada pela fisioterapeuta Tatiana Bousas, da Usiminas.

Na sexta-feira, dia 17/07, palestra: Atenção à saúde na prevenção de Aids e DST’s, por Magda Tertuliano, da Copasa-MG; palestra sobre “Abordagem em relação ao álcool e às drogas nas empresas, por Cláudia Oliveira, da Copasa-MG; e a palestra do médico Cláudio Patrus, da Usiminas, que apresentou o tema “Novos desafios da saúde e segurança no trabalho.  Ao final ocorreu a apresentação da recém-criada Brigada de Incêndios da CPRM.


Após a última atividade, foi realizada a apresentação dos novos membros da Cipa-Sureg-BH, Izabella Giffoni, Michele Santana, Larissa Silva, Everton Santos, Washington Nunes e Álvaro Mendes, eleitos na primeira semana de julho, e o sorteio de 20 camisetas Sipat/2015.

Psicóloga Cláudia Oliveira (Copasa) abordando o
uso de álcool e drogas nas empresas
Caminhada no parque

Fechando a Sipat-2015, a Cipa-BH realizou, no domingo, dia 19/07, uma caminhada ecológica no Parque das Mangabeiras. Localizado na Serra do Curral em Belo Horizonte, o Parque Municipal das Mangabeiras é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos da cidade. Com paisagismo de Burle Marx, o parque tem 2,3 milhões de m2 de matas nativas, com trilhas onde os visitantes podem ver diversas espécies de animais silvestres. O parque possui, também, quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros.