quinta-feira, junho 18

Técnicos de Belo Horizonte recebem treinamento para uso do sistema SGIH



A equipe da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), ligada à área de hidrologia, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), participou, no período de 16 a 18 de junho, de um treinamento voltado para a utilização do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas (SGIH).

Desenvolvido pelo técnico em Geociências, Rodrigo Albuquerque, da Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE), o programa é composto por um conjunto de ferramentas voltado para dar suporte às atividades de campo e escritório da Rede Hidrometeorológica Nacional, operada pela CPRM por meio de parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA).


Ministrado por Rodrigo Alburquerque, o treinamento é baseado em uma apresentação do programa e aulas práticas de utilização do SGIH para a geração de relatórios das atividades da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Elizabeth Davis, da Gehite-BH, fala 
sobre a proposta do treinamento
Segundo o pesquisador em Geociências, do Departamento de Hidrologia (Dehid), Artur Moreira de Abreu, que acompanhou Rodrigo na apresentação no dia 16, o programa é voltado para automatizar toda a emissão de relatórios feitos em campo, com cadastros de observadores, estações, veículos e equipamento. “O SGIH permite um melhor e maior controle de gestão e de todos os serviços executados em campo”, disse Abreu.

Abreu explicou que, por determinação do chefe do Dehid, Frederico Peixinho, o programa será adotado por todas as unidades da CPRM, de forma a disponibilizar os dados por meio da emissão de relatórios para a sociedade com maior celeridade, além também de garantir uma melhor qualidade das informações obtidas em campo.

Saiba mais sobre o SGIH

Arthur Abreu e Rodrigo Albuquerque 
explicam a importância do SGIH
O SGIH gera relatórios de dados, em arquivos nos formatos digitais PDF ou TIF. Após armazenados em um ambiente de rede, podem ser acessados e consultados por vários usuários simultaneamente. Os usuários conectados com o banco de dados podem, de acordo com o seu nível de uso, realizar alterações, inclusões, exclusões ou apenas visualizar as informações. Até o momento o treinamento foi realizado nas unidades da CPRM de Goiânia, Porto Velho, Teresina, São Paulo e Belo Horizonte.