quinta-feira, junho 18

Trabalhos de campo no Vale do Ribeira entram na segunda fase

Equipe do Projeto ARIM - Vale do Ribeira
O Projeto Vale do Ribeira, contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que compõe o Empreendimento ARIM´s coordenado pela DGM/DEREM, visa à integração geológica, geofísica e geoquímica através da reavaliação dos dados de projetos históricos desenvolvidos pela CPRM.

Entre eles estão: base de afloramentos e descrições petrográficas, base de recursos minerais, base de geoquímica prospectiva e litogeoquímica e interpretações de dados aerogeofísicos e de sensoriamento remoto. 


Detalhe do padrão de deformação 
registrado no Mármore de Apiaí (Apiaí-SP)
Estas informações vão fornecer subsídio para a atualização cartográfica das folhas 1:100.000 não contempladas nos projetos pós-2007 e na reavaliação dos objetos geológicos mineralizados em metais-base e ouro. Além do avanço do conhecimento da geologia e metalogenia da área das mineralizações de Pb-Zn-Ag (Panelas e Perau-Canoas) e Au nos grupos Castro e Votuverava, a fim de identificar possíveis objetos geológicos capazes de conter mineralizações anômalas que não tenham sido estudadas.

A associação do acervo de dados no Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) e a reavaliação por meio de técnicas modernas de interpretações visam identificar as unidades geológicas favoráveis a ocorrer mineralizações.

Ortognaisse migmatítico milonitizado do Complexo
 Atuba, Rodovia Régis Bittencourt Km 511
Com a previsão de 18 meses, e entrega dos produtos parciais no final de 2015, o projeto será avaliado e a continuidade poderá ser efetivada em alvos específicos até 2018, quando termina o PAC. A expectativa é de que as análises permitam o avanço no conhecimento geológico do Vale do Ribeira, promovendo oportunidades exploratórias para as empresas de mineração, trazendo desenvolvimento sustentável da região. 


Participam dos trabalhos de campo de Atualização Cartográfica e Detalhamento das regiões mineralizadas o geólogo - supervisor de Área da GEREMI-SP e coordenador do ProjetoMauricio Pavan Silva, a geóloga - Chefe do Projeto, Vidyã Vieira de Almeida, os geólogos Mariane Brumatti, Ivan Pereira Marques, Luis Carlos Melo Palmeira, Vicente Sérgio da Costa e Felipe Brito Mapa, o geólogo – Responsável pela Geoquímica, Francisco Ferreira de Campos, o geólogo - Supervisor de Área da GERIDE-SP, Fabrizio Prior Caltabeloti. 

Para a coleta de dados geofísicos estão: Luiz Gustavo Rodrigues Pinto (Geofísico - Chefe da DISEGE) e os geofísicos Rafael Ribeiro Severino e Rafael Augusto Pires Lima. Na área de Geoquímica Prospectiva a equipe de técnicos da Sureg-SP trabalha na coleta de sedimentos de corrente e concentrados de bateia. 

Galeria da Mina do Rocha, Adrianópolis-PR
Toda equipe deverá voltar à área para realizar a segunda etapa de trabalhos de campo 2015.


Fotos: Fabrizio Prior Caltabeloti,Ivan Pereira Marques, Vidyã Vieira de Almeida, Mariane Brumatti e Luis Carlos Melo Palmeira