quarta-feira, junho 3

Superintendência de São Paulo implanta o Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas

Rodrigo Tadeu com os técnicos e pesquisadores da Gehite-SP no treinamento

Entre os dias 25 e 29 de maio, foi realizado, na Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP), um treinamento para a utilização do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas (SGIH). Ministrado pelo técnico em Geociências, Rodrigo Tadeu de Albuquerque, desenvolvedor do sistema, o software oferece suporte às atividades de campo e escritório ligadas à operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

O SGIH gera relatórios de dados, em arquivos nos formatos digitais PDF ou TIF, que são armazenados em um ambiente de rede e podem ser acessados e consultados por vários usuários simultaneamente. Os usuários conectados com o banco de dados podem, de acordo com o seu nível de uso, realizar alterações, inclusões, exclusões ou apenas visualizar as informações. 

O sistema permite que os hidrotécnicos preencham os formulários no campo, em meio digital, otimizando o trabalho e dando agilidade ao processo. O método se mostra sustentável, pois elimina o uso de papel para posterior digitação e digitalização.
A CPRM, em parceria com a ANA, utilizará o SGIH em todas as unidades regionais. Isso possibilita a padronização dos relatórios de campo e faz com que a consulta aos dados seja feita de forma rápida e organizada.

Participaram do treinamento na Sureg-SP os técnicos em Geociências Antônio Machado, Bruno Motta, Eliane Moreira, Jennifer Assano, Natal de Jesus, Shirley Muto e Vinicius Ramos;, além dos pesquisadores em Geociências Francisco Vasconcellos, Ricardo Almeida e a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), Vanesca Sartorelli Medeiros.