quarta-feira, junho 3

CPRM participa da Rede Fluminense de Sustentabilidade

Abertura da semana do meio ambiente

O diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena, representou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na abertura da semana do meio ambiente, que aconteceu dia 1º de junho, no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça, estado do Rio de Janeiro.
No evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, assinaram um protocolo de intenções entre a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, e o TJRJ com o objetivo de promover a integração institucional para execução de atividades de cooperação e assessoria técnica em gestão ambiental.
Ministra Izabella Teixeira junto com
Eduardo Santa Helena no final do evento

Dentre os objetos deste protocolo, o apoio formal do Ministério do Meio Ambiente (MMA) à Rede de Sustentabilidade das Instituições Públicas do Estado do Rio de Janeiro, que foi formalizada no dia 15 de maio, no encontro onde foram definidos os integrantes de grupos temáticos que vão debater futuras ações com base nos eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
A Rede Fluminense de Sustentabilidade é um programa que tem como objetivo manter a comunicação entre os diversos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, para a troca de informações e experiências nas ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.
Paulo Sérgio Rocha de Ornelas-JBRJ - Coordenador
Executivo da Rede Fluminense de Sustentabilidade

Pela CPRM foram convidados a participar: pela Comissão de Sensibilização e Capacitação, Antônio Carlos Carvalho (titular) e Fábio dos Santos Gouvêa (suplente); pela comissão de Gestão de Resíduos, Bárbara Soraya Barradas de França (titular) e Daniele Teixeira de Carvalho (suplente); pela comissão de Responsabilidade Socioambiental, Ana Paula Braga Petito (titular) e Vinicius Pontes (suplente), pela comissão de Licitações Sustentáveis, João Carlos Ventura Martins (titular) e Guilherme Henrique Cabral da Rocha (suplente).
Durante a abertura, a ministra entregou ao presidente Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho o Selo Prata, que reconhece as instituições públicas pelo empenho na implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública.
Segundo Eduardo Santa Helena, a participação da CPRM nessa rede é fundamental para a consolidação e institucionalização da Sustentabilidade no âmbito corporativo. “A troca de ideias e experiências entre os órgãos públicos integrados é um fator primordial para agregarmos conhecimento, ” comentou.
Ana Paula Petito, da Comissão de Sustentabilidade, o
deputado Estadual Carlos Minc e Eduardo Santa Helena

A ministra Izabella Teixeira elogiou o tribunal por mais este passo. “Eu fico muito feliz que a rede tenha sido constituída e tenha a liderança de vocês e, mais do que isso, que todos os órgãos públicos do estado do Rio de Janeiro possam se engajar na adesão da A3P”, disse a ministra.

Participaram da solenidade a corredora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos; o deputado estadual Carlos Minc; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho Junior; e o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Eduardo Gussem.