quarta-feira, junho 3

Governo Federal inaugura em Brasília a Casa da Mulher Brasileira

Segundo a presidente Dilma Rousseff, as unidades servem para
proteger, abrigar e apoiar as mulheres vítimas de violência.
A segunda unidade da Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência” da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, lançado em 2013, foi inaugurada, nesta terça-feira (02), em Brasília. A cerimônia contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, da ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica (SPM), Eleonora Menicucci, da presidente do Instituto Maria da Penha, Maria da Penha, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e representantes da sociedade civil. O Comitê de Pró-Equidade da CPRM foi representado pela chefe da Assessoria de Comunicação, Laura Fernandes. 

O projeto é uma inovação no atendimento às mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. No espaço de 13 mil m², sendo 3,5 mil m² de área construída contendo seis blocos serão oferecidos os serviços de acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A gestão da Casa da Mulher será compartilhada com o governo do Distrito Federal, mais especificamente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh). Entre os anos de 2009 a 2011, 15 assassinatos de mulheres foram registrados por dia. Em 2014, o disque 180 registrou 145 casos por dia de violência contra mulher. 

As unidades são ações do programa
Mulher, Viver sem Violência, criado em março de 2013
O governador Rodrigo Rollemberg ressaltou a importância da integração do Governo Federal com GDF para a com as políticas públicas, frisando que tal parceria só traz benefício para a população. Segundo ele, políticas públicas como a Casa da Mulher Brasileira só irão melhorar a vida das pessoas, em especial a das mulheres.

O Distrito Federal registrou só em janeiro deste ano, 1.214, ou seja, 40 casos por dia. Eleonora Menicucci, secretária da SPM, afirmou que a violência contra a mulher não é mais de cunho particular, enfatizando o papel do Estado em coibir essa prática. “Agora as mulheres do Distrito Federal poderão gozar dos serviços oferecidos pela Casa da Mulher. Assim todas poderão se livrar da violência seja ela qual for”, disse.

Mulheres são titulares de 93%
dos cartões do Bolsa Família
Em discurso, a presidente Dilma Rousseff salientou a importância da Lei Maria da Penha, considerada pelo Governo como a melhor já criada no país. A lei possibilitou a criação e ampliação de política pública para o enfrentamento da violência contra a mulher. 

Rousseff também citou o empoderamento feminino, destacando os dados levantados pelo Governo Federal através dos programas sociais, entre eles o Bolsa Família, onde 93% dos cartões estão titulados às mulheres; e no Minha Casa, Minha Vida, com mais 83% dos cadastros feitos em nome de mulheres. “O Governo Federal tem a missão de combater a violência contra a mulher e criar condições para que todas possam conquistar sua autonomia, tornando-se sujeito e protagonista de sua própria história”, disse Dilma.