quarta-feira, junho 3

CPRM dá posse ao novo superintendente de Recife

Waldir Duarte, Manoel Barretto, Wilson Temóteo e Thales Sampaio na Sureg-RE

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, esteve na Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE) nesta última terça-feira (02) para dar posse ao novo superintendente da unidade, o hidrogeólogo e pesquisador em Geociências da CPRM, Waldir Duarte Costa Filho. Manoel Barretto esteve acompanhado do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio.

Ao falar ao público presente à posse, o diretor-presidente enfatizou a importância da Sureg-RE e a confiança depositada no novo superintendente. “Waldir traz consigo toda uma história de liderança na empresa e na comunidade técnico-científica. Tenho certeza de que ele irá trazer esta liderança, também, para a direção da Sureg-Re”, afirmou Manoel Barretto.

Abertura da solenidade de posse do novo superintendente

Barretto também agradeceu, em nome de toda a diretoria-executiva, a dedicação do engenheiro de minas e pesquisador em Geociências, José Wilson de Castro Temoteo, como superintendente nos últimos 12 anos. “O trabalho de José Wilson à frente da Sureg-RE ao longo destes anos é uma referência de trabalho bem feito, conduzido com harmonia, discernimento e parceria. Não tenho dúvidas de que isso vai ficar registrado nos anais da CPRM em todo o país, sobretudo no Nordeste”, elogiou o diretor-presidente.

Na oportunidade, Temoteo agradeceu aos apoios recebidos, a toda a equipe que atuou na sua gestão e desejou um bom trabalho ao novo superintendente. “Agradeço a todos que ajudaram nessa jornada. Sigo com a sensação de dever cumprido e com a certeza da consolidação da CPRM ao longo dos governos Lula e Dilma”, afirmou.

Também discursando na solenidade, o diretor Thales Sampaio disse estar imensamente feliz ao ‘passar o bastão’ da Sureg-RE de um pesquisador de carreira da CPRM, como José Wilson, para esta nova geração representada por Waldir. “Desejo boa sorte e que consiga, com seu trabalho e talento, união dentro da empresa e um bom trabalho junto à equipe da Sureg-Re”, ressaltou Sampaio.

O diretor-presidente, Manoel Barretto, assina o
termo de posse do superintendente Waldir Duarte

Em seu discurso de posse, Waldir Duarte falou dos desafios, das perspectivas da Sureg e de sua vontade de realizar uma grande gestão. “Hoje é um dia de festa e agradecimento e farei de tudo para honrar todos os apoios recebidos. Esse não será um ano fácil, mas tenho certeza que barreiras cairão e alcançaremos os nossos objetivos. Pretendo fazer na Sureg-RE a melhor gestão de todas as unidades da CPRM. Não digo isso por falta de humildade, mas sim por excesso de otimismo”, completou o novo superintendente.

A Superintendência Regional do Recife tem jurisdição sobre os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte e é responsável, ainda, pelo Núcleo de Apoio de Natal e pelo Depósito de Mossoró. Seu quadro de colaboradores conta, atualmente, com 153 empregados efetivos, 30 terceirizados e 30 estagiários.

Além dos diretores Manoel Barretto e Thales Sampaio, prestigiaram a posse o chefe da Divisão de Hidrologia e Exploração (DIHEXP), José Carlos da Silva, o assessor da DHT e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas de Pernambuco (ABAS/PE), Fernando Feitosa, o assessor da DHT, Clodionor Carvalho de Araújo, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro de Alencar, o presidente da Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas (ANBEM), José Amaro Soares Filho, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (SENGE/PE), Fernando Freitas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo (SITRAMICO/PE), Valmir Falcão, entre outros muitos amigos.

Após a cerimônia de posse, realizada no auditório da superintendência, foi oferecido um coquetel de confraternização a todos os presentes. 

Conheça a trajetória do novo superintendente de Recife

Waldir Duarte Costa Filho é hidrogeólogo, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ingressou na CPRM em 1998 como consultor. Foi efetivado no quadro funcional do Serviço Geológico do Brasil em 2002, através de concurso público, onde sempre atuou na área de hidrogeologia da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-RE. Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) na gestão 2013/2014 e presidente da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 2014, dentre outros. Atualmente é presidente da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas no estado de Pernambuco e 1º Vice-Presidente do CREA-PE. Na CPRM assumiu o cargo de Coordenador Executivo entre 2012 e 2014 e, desde setembro de 2014, foi eleito representante dos trabalhadores da CPRM no Conselheiro de Administração. Foi também presidente da CONAE-CPRM e da AECPRM-RE. Em julho deste ano, também assumirá a presidência do Rotary Clube do Recife – Casa Amarela.