quarta-feira, junho 10

Semana do Meio Ambiente apresenta projetos sustentáveis desenvolvidos pela CPRM

Feira apresenta projeto de recuperação ambiental em Santa Catarina

O tema da 3ª Semana do Meio Ambiente que acontece de 8 a 12 de junho é “Água: CPRM respondendo ao desafio”. A programação do evento busca conscientizar sobre o uso racional da água, não só na empresa, mas também fora do ambiente de trabalho.  Durante a semana, o público interno está conhecendo algumas ações sustentáveis desenvolvidas pela empresa, como, o trabalho realizado pela equipe do laboratório de Análises Minerais (Lamin); o projeto de perfuração de poços estratégicos que visa oferecer água de qualidade para população do Nordeste; além de aprender sobre a importância dos recursos hídricos; e a oportunidade de participar de oficina vivencial sobre como ter atitudes de respeito ao meio ambiente.


A solenidade de abertura da semana foi realizada nesta terça-feira (9/6), no escritório do Rio de Janeiro, e reuniu empregados e colaboradores, que na ocasião conheceram o trabalho de recuperação ambiental na Bacia Carbonífera de Santa Catarina, que está sendo desenvolvido pela CPRM. Eles visitaram ainda, a feira que apresenta exposição de amostras de rochas e de solo contaminado, mapas, fotos, vídeos e documentos sobre o trabalho realizado na região, que possui diversas áreas contaminadas pela exploração de carvão, no século passado. Agora essas áreas degradadas estão sendo revitalizadas por meio de um trabalho pioneiro coordenado pela CPRM, em parceria com diversos órgãos.   
 
Presente na abertura do evento, o diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena, elogiou a importância da iniciativa e a escolha do tema, que segundo ele, promove uma reflexão na empresa e a integração entre as diversas áreas durante as atividades previstas na programação.
Preservar o meio ambiente é uma tarefa 
coletiva, afirma Eduardo Santa Helena


O diretor comentou ainda sobre a crise hídrica e lembrou que metade da população mundial sofre com problemas relacionados com a falta ou a qualidade da água, principalmente, na África.  “Esse é um tema recorrente. E hoje percebo que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o assunto.” Eduardo Santa Helena aproveitou a oportunidade para defender as medidas de eficiência energética e hídrica que estão sendo adotadas no escritório do Rio de Janeiro.

Ele explicou os motivos que levaram à empresa a implementar as medidas. “Além das restrições orçamentárias é preciso conscientizar empregados e colaboradores para a necessidade ter hábitos sustentáveis, como apagar lâmpadas e desligar o ar condicionado.” O diretor assegurou que a CPRM está fazendo a sua parte ao combater desperdício de água e energia e convocou os funcionários a participaram dessa campanha educativa. “Esperamos que cada um possa dar a sua contribuição porque preservar o meio ambiente é uma tarefa coletiva”, disse Santa Helena.
Laboratório de Análises Minerais (Lamin)
recebe visita dos empregados e colaboradores
  durante a Semana do Meio Ambiente

Palestra sobre recuperação ambiental - Os geólogos  Irineu Capeletti e André Invernizzi explicaram o processo de recuperação ambiental das áreas degradas pela exploração de carvão na região de Criciúma, em Santa Catarina.   Segundo eles, essa ação busca atender cumprimento de sentença judicial que atribuiu à União o dever de recuperar áreas degradadas por empresas mineradoras falidas. O trabalho vai até 2020,e prevê a recuperação de 1.130 hectares, onde serão realizadas obras de drenagem, terraplanagem, isolamento de rejeitos e reflorestamento com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, além do monitoramento das áreas recuperadas.

Os geólogos esclareceram como se deu a elaboração dos Planos de Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas (PRADs) e como está sendo o processo de execução das obras; mostram também os resultados, com a revitalização da primeira área, conhecida como Belluno, de 42 hectares, próximo a Siderópolis, onde o trabalho começou em junho de 2013, com a remoção da vegetação, remodelamento topográfico para isolamento de rejeitos da antiga lavra que contaminavam os recursos hídricos da região.

Os pesquisadores explicaram como está o andamento dos projetos para algumas áreas que também serão recuperadas Ex-Patrimônio, de sete hectares, também neste município. E outra área de 120 hectares, chamada Rio Pio, próximo ao município de Treviso.

Sustentabilidade - Ana Paula Petito, coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da CPRM, responsável pela organização da Semana do Meio Ambiente, diz que, o evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho -.  Ela explica que o tema foi escolhido justamente para que o público interno e sociedade possam conhecer quais produtos e atividades a CPRM vem desenvolvendo para preservar nossos recursos hídricos.


Ela explica ainda que nas unidades regionais também deverão acontecer atividades para comemorar a semana do Meio Ambiente, como por exemplo, a distribuição de kits sustentáveis, plantio de mudas de árvores e a exibição de vídeos. Petito comenta que as atividades é uma oportunidade de unir várias áreas da empresa em torno do tema e apresentar à sociedade nossas ações de cunho sustentáveis.