terça-feira, junho 9

CPRM realiza estudo batimétrico do rio Madeira

Equipe de hidrólogos da CPRM realiza a batimetria 

A residência de Porto Velho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está na fase final da batimetria do rio Madeira que está sendo realizada nas áreas adjacentes a cidade de Porto Velho. O objetivo principal do trabalho é entender a dinâmica do leito do rio Madeira entre a barragem Santo Antônio e o local onde será construído o novo porto de Porto Velho. A batimetria compreende cerca de 18 km.

O trabalho é resultado de um planejamento realizado pela CPRM que prevê uma forte demanda de informações relacionadas ao rio Madeira, devido, principalmente, a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau e as cheias ocorridas nos últimos anos. 

O engenheiro hidrólogo do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Francisco Reis (ASSPRO-DHT), afirma que esta é a primeira etapa do estudo que visa acompanhar o rio Madeira em longo prazo. Francisco destaca ainda que o empenho e motivação das equipes de técnicos foram fundamentais para a rápida execução do trabalho que durou aproximadamente 30 dias e será divulgado para a população em julho. 

O estudo visa acompanhar constantemente
 o rio Madeira 
O chefe da residência de Porto Velho, Edgar Iza, assegura também que esta é uma iniciativa pioneira porque prevê uma avaliação constante do rio. Além disso, é uma ação de forte impacto social e econômico para a cidade já que os efeitos da dinâmica do rio Madeira e das cheias são percebidos por todos da cidade.

O produto final será um relatório com a descrição das atividades de campo e um modelo digital do leito do rio Madeira. Os trabalhos vão estar disponíveis em julho para consulta de toda população na biblioteca do Serviço Geológico do Brasil em Porto Velho – REPO.