terça-feira, junho 9

DGM apresenta planejamento operacional dos projetos em São Paulo

O diretor Ventura apresenta a nova estrutura da DGM

O diretor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura, esteve com a equipe de pesquisadores da GEREMI-SP no dia 21 de maio, para explicar os projetos da diretoria listados no PAT/2015, e a nova estrutura operacional da DGM. As apresentações já ocorreram em Goiânia, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Teresina, Rio de Janeiro e Brasília.

As reuniões foram divididas em duas partes. Pela manhã, o diretor apresentou as mudanças na estrutura da DGM e toda a fundamentação utilizada em seu processo de organização, tendo como base o fortalecimento das unidades regionais e o planejamento operacional dos projetos.

Ventura reforçou ainda que as divisões ficarão responsáveis em dar suporte aos projetos, o que permitirá consolidar um padrão nacional de qualidade técnica. Ao final da apresentação o diretor respondeu perguntas dos pesquisadores e esclareceu questões relacionadas à estruturação da DGM e operacionalização dos projetos.

Na parte da tarde o diretor se reuniu com a equipe para discutir o estágio atual dos dois projetos da GEREM, entre eles: a Integração de Dados e Reavaliação do Potencial Mineral do Vale do Ribeira; Levantamento Geológico e Avaliação do Potencial Mineral da Região de Bela Vista - Porto Esperança – MS. Foram revistos os objetivos dos projetos e discutidas as questões técnicas que serão abordadas, os meios utilizados e os produtos a serem apresentados.

Para o superintendente José Carlos Garcia o encontro possibilita a troca de informações sobre a execução dos projetos, além de viabilizar o acompanhamento em tempo real. Vejo como valorização técnica dos profissionais o fortalecimento das unidades regionais, das gerências e da chefia dos projetos”, avalia o superintendente.  

A gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de São Paulo, Elizete Domingues Salvador, acredita que haverá maior integração entre as áreas da DGM com a nova estrutura organizacional.  Sobre operacionalização dos projetos, Elizete avalia que com as novas propostas que focam o avanço no conhecimento geológico de províncias metalogenéticas é “necessário o estabelecimento de ações e métodos específicos de forma objetiva, além do treinamento das equipes”. 

O encontro contou com participação do chefe do Departamento de Geologia (DEGEO), Reginaldo Santos, do chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Francisco Valdir Silveira, do Superintendente da CPRM em São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira; Lauro Gracindo Pizzatto, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento (GERIDE); Marcos Evaristo da Silva, gerente de Administração e Finanças (GERAFI); e do Assessor da DGM, Marco Tulio Naves.