quinta-feira, junho 11

Confiança, comprometimento e respeito são temas do Programa +Líder

Respeitar diferenças e confiar um no outro são importantes fatores para uma equipe

“Relacionamento com a equipe” é o tema do segundo módulo do +Líder. Essa parte do programa ensina técnicas de como construir o comprometimento e confiança entre os membros da equipe.

O módulo teve início em julho e pode ser feito durante todo o mês, de acordo com a disponibilidade de cada um. A duração total é de quatro horas e conta com testes, vídeos e espaços interativos. Os ensinamentos abordam as formas de obter o melhor de uma equipe; o uso do feedback para melhorar o grupo, entre outros.

 “As equipes mais eficazes alcançam o sucesso por meio da construção de altos níveis de confiança e comprometimento, o que gera laços de fidelidade”, ressalta a introdução do curso. Além disso, são características de um funcionário comprometido: a habilidade em se concentrar, a preocupação com os resultados, o respeito com as diferenças pessoais e a vontade de dar sempre o melhor de si.

É importante também que o líder entenda as pessoas de sua equipe e possa sempre estimular a confiança entre todos. O bom rendimento da equipe depende do relacionamento e empenho que todos exercem. Para isso, é necessário que o pensamento e o trabalho sejam em grupo ao invés de individual.

“Uma forma prática para que o líder conheça melhor sua equipe e desenvolva mais o pensamento coletivo é formalizando reuniões regulares para troca de informações e soluções que partam do grupo de trabalho”, explica a Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos – DIDEHU - Silvia Mendes Azevedo.

Outro aspecto essencial destacado é o de investir tempo na construção da equipe e na valorização de diversidades. Motivação, comprometimento e confiança são fatores essenciais que todo líder deve zelar e toda boa equipe deve ter.