Respeitar
diferenças e confiar um no outro são importantes fatores para uma equipe
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“Relacionamento
com a equipe” é o tema do segundo módulo do +Líder. Essa parte do programa
ensina técnicas de como construir o comprometimento e confiança entre os
membros da equipe.
O módulo teve início em julho e pode ser feito durante todo o mês, de acordo com a disponibilidade de cada um. A duração total é de quatro horas e conta com testes, vídeos e espaços interativos. Os ensinamentos abordam as formas de obter o melhor de uma equipe; o uso do feedback para melhorar o grupo, entre outros.
“As equipes mais eficazes alcançam o sucesso
por meio da construção de altos níveis de confiança e comprometimento, o que
gera laços de fidelidade”, ressalta a introdução do curso. Além disso, são
características de um funcionário comprometido: a habilidade em se concentrar,
a preocupação com os resultados, o respeito com as diferenças pessoais e a
vontade de dar sempre o melhor de si.
É
importante também que o líder entenda as pessoas de sua equipe e possa sempre
estimular a confiança entre todos. O bom rendimento da equipe depende do
relacionamento e empenho que todos exercem. Para isso, é necessário que o
pensamento e o trabalho sejam em grupo ao invés de individual.
“Uma forma prática para que o líder conheça
melhor sua equipe e desenvolva mais o pensamento coletivo é formalizando
reuniões regulares para troca de informações e soluções que partam do grupo de
trabalho”, explica a Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos –
DIDEHU - Silvia Mendes Azevedo.
Outro
aspecto essencial destacado é o de investir tempo na construção da equipe e na
valorização de diversidades. Motivação, comprometimento e confiança são fatores
essenciais que todo líder deve zelar e toda boa equipe deve ter.