terça-feira, junho 16

Projeto que estuda o Potencial mineral conclui primeira etapa de campo em Mato Grosso

Equipe de geológos e geofísicos das Sureg's de Goiânia e Manaus
durante a 1ª etapa de campo do Projeto Geologia e Metalogenia da
Província Juruena-Teles Pires-Aripuanã
Durante o mês de maio de 2015 foram iniciadas as atividades de campo do Projeto Evolução Crustal e Metalogenia da Província de Juruena-Telles Pires – Aripuanã. Este projeto está contemplado pelo (PAC), dentro da Ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil – DGM/DEREM/DEGEO – dentro do Empreendimento “Definição de Blocos para Licitação nas ARIM´s”, abrangendo os estados do Amazonas e do Mato Grosso.

O projeto está sendo desenvolvido numa parceria entre as unidades regionais de Goiânia e Manaus, do Serviço Geológico do Brasil. O estudo, iniciado em janeiro/2015 e com previsão de conclusão em dezembro de 2018, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

Frente de lavra no garimpo Serrinha de Guarantã-MT
O Projeto tem como meta incrementar o potencial metalogenético e integrar as informações geológicas, geofísicas, geoquímicas e metalogenéticas, avançar no entendimento geológico-geotectônico da área e caracterizar os principais modelos de mineralizações auríferas e/ou polimetálicas.

Este projeto cobrirá uma área de 270.000 km² (Sumauma Rio Acari, Rio Roosevelt, rio Guariba, Rio Branco, Pimenta Bueno, Rio Sucunduri, Aripuanã, rio S. João da Barra. Alta Floresta, Aeroporto cachimbo, Aripuanã, Taiuna, Juina, Porto dos Gaúchos, Ilha 24 de maio e VilaGuarita).

Ouro livre em veio de quartzo
(garimpo do gauchinho-Peixoto de Azevedo-MT)
A primeira etapa de campo foi realizada e concluída no período de 11 a 30 de maio. Fizeram parte deste trabalho 23 empregados da CPRM: sendo 13 da Sureg de Goiânia (11 pesquisadores em geociências e 02 auxiliares) e 10 pesquisadores da Sureg de Manaus. Este trabalho está sob a coordenação do pesquisador Gilmar Rizzotto da Sureg/GO.

A proposta foi elaborada e formatada após amplas discussões entre a Sureg/GO, DGM-DEREM/DEGEO. E antecedeu a primeira etapa de campo um ciclo de palestras e discussões, presenciais e por videoconferência, com objetivo de integrar a equipe e nivelar o conhecimento sobre a área e garantir o sucesso dos trabalhos.

Geólogos investigando veio de quartzo aurífero encaixado
em granito hidrotermalizado da Suíte Novo Mundo,
afetado por zona de cisalhamento transpressiva.