terça-feira, junho 16

Workshop debate geologia e metalogênese da região de Vazante

O gerente Márcio Silva e o superintendente da Sureg-BH,
Marcelo Araújo, abrem o Workshop

Para discutir a geologia e metalogênese da região de Vazante, no estado de Minas Gerais, a Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizou, no dia 15/06, o workshop: Metalogenia Faixa Vazante. O encontro foi programado em função da visita de pesquisadores Gema Olivo, Gustavo Diniz e Neil Fernandes, da Queen`s University.

O objetivo do workshop foi aproximar os pesquisadores, integrar e discutir os trabalhos, com vistas à troca de informações sobre o conhecimento da geologia da região e permitir a troca de experiências adquiridas em campo. Organizado pela equipe do projeto Faixa Brasília Sul, o encontro contou com a participação de pesquisadores da CPRM e convidados. 

Paulo Dias palestra sobre o Mapa Metalogenético de Vazante
Entre os palestristas visitantes, o evento contou com a participação da professora Gema Olivo, da Queen’s University do Canadá; Humberto Reis, da empresa Petra Engenharia, e do pesquisador e mestrando da Universidade de Brasília (UnB), Igor Carvalho.

O gerente de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) da Sureg-BH, Márcio Silva, ressaltou a importância do encontro. “Além da interação entre instituições e empresas que desenvolvem projetos na região de Vazante, iniciativas como estas possibilitam uma melhor compreensão da geologia local, o que enriquece o trabalho de todos”, disse Silva.

dGema Olivo, da Queen's University, aborda os
modelos metalogenéticos para zinco silicato

Representando a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) da CPRM, esteve presente o assessor Marco Túlio Naves de Carvalho.

Confira o que foi debatido no Workshop
- Projeto CPRM “Mapa Metalogenético de Vazante", pelos geólogos Paulo Dias/Marcus Sotero/Marcelo Marinho – CPRM-BH;
- Modelos Metalogenéticos para zinco silicatado de Vazante, por Gema Olivo, da Queen's University;
- Tratamento Estatístico dos dados de sedimento de corrente da região de Vazante, pelo geoquímico Eduardo Marques, da CPRM-BH;
- Gravimetria da Faixa Brasília, pelo geólogo Caio Matos, da CPRM-BH;
- A Bacia intracratônica do São Francisco, pelo geólogo Humberto Reis, da Petra Energia.
- Evolução da interação fluido rocha na extensão sul da bacia de vazante: implicações para mineralização de zinco silicatado, poe Igor Carvalho, mestrando da UnB;
- Regime termal e integração tectono-geofísica da estrutura de Guarda-Mor – MG, pela geóloga Debora Matos, da CPRM-DF e UnB.
Durante o workshop, ocorreu uma exposição de mapas geológicos e metalogenéticos - Projeto Vazante Paracatu e Metalogenia de Faixa Vazente.

Visita à Litoteca de Caeté

Também como atividade voltada para a integração entre os pesquisadores da Queen`s University e os pesquisadores do projeto Vazante, a Sureg-BH programou uma ida à Litoteca da CPRM em Caeté, no período de 16 a 19 de junho, para os visitantes conhecerem o acervo e debater os testemunhos de sondagem da CPRM na região de Vazante