sexta-feira, junho 12

Novas tecnologias para mineração são apresentadas em São Paulo

Cerimônia de abertura da M&T Expo

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoveu, de 9 a 13 de junho, a 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção (M&T EXPO 2015) e a 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração. A abertura ocorreu, na terça-feira, em São Paulo. 

Considerado o maior evento de negócios do setor na América Latina, a feira tem sua trajetória bem-sucedida ligada diretamente à evolução da área de máquinas no Brasil, apresentando novas tecnologias para a mineração. Ocupando uma área de 100 mil m², a feira reúne mais de 400 expositores do Brasil e do exterior, representando cerca de 1.000 marcas nacionais e internacionais.  
O secretário da SGM-MME,
Carlos Nogueira da Costa, discursa na abertura

Além da apresentação de novas tecnologias, durante o evento ocorreu um seminário do 6º Encontro Nacional da Pequena e Média Mineração, onde foram debatidos os principais desafios da pequena e média mineração.

Segundo os organizadores, o público alvo da feira e do congresso é composto por dirigentes e técnicos das empresas de mineração de médio e pequeno porte, especialmente das empresas produtoras de agregados para construção (areia e brita), calcário agrícola, minerais industriais (caulim, feldspato, etc), argilas cerâmicas e industriais, ouro e outros.

Edmilson da Costa, José Fernando Bruno e
Carlos Nogueira da Costa Júnior

Participaram o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM-MME), Carlos Nogueira da Costa Júnior; o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Superintendência de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira; o subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia do Estado de SP, José Fernando Bruno; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Sampaio; o presidente executivo da Associação Nacional das Entidades de produtores de Agregados para construção (Anepac), Fernando Valverde; o coordenador de Geologia e Mineração do IBRAM, Edmilson da Costa; e o diretor editorial da revista Brasil Mineral, Francisco Alves.