terça-feira, junho 23

Avançam os estudos do Projeto Arim na Região da Serra da Jacobina

Equipe do Projeto ARIM – Serra de Jacobina

O projeto Integração Geológica e Avaliação do Potencial Metalogenético da Região da Serra de Jacobina, no estado da Bahia, iniciou suas atividades de campo em 11 de maio de 2015. Trata-se de um dos projetos contemplados pelo PAC, por meio da ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil-executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM/DGM/DEREM/DEGEO), dentro do Empreendimento “Definição de Blocos para Licitação nas ARIM´s”.

A primeira campanha de campo teve seu foco no reconhecimento geral da área do projeto, principais domínios tectono-estratigráficos e suas mineralizações de maior destaque. Deste modo, foram realizados perfis geológicos nas unidades litoestratigráficas, consideradas mais importantes para o entendimento geotectônico e metalogenético da área.

Na inspeção em duas minas de cromo da Ferbasa, coletaram-se amostras, inclusive de testemunhos, para estudos petrográficos, análises de química de rocha total e estudos isotópicos e de geocronologia. Visitou-se também uma das minas de ouro da Yamana (João Belo), que contém amostras para estudos petrográficos, e o garimpo de ouro da serra da Palmeirinha, em Pindobaçu, onde foi acertado o retorno do geólogo responsável pelos recursos minerais, para amostragem e estudos mais específicos.

 
Quartzito aurífero do Grupo Jacobina, BA 220 que liga os
municípios de  Campo Formoso a Antônio Gonçalves
Por fim foi visitado o prospecto de zinco na região da fazenda Coqueiro pertencente à Companhia Baiana de Recursos Minerais (CBPM). Além dos integrantes do projeto Carolina Reis, Rita Cunha, Fabrício Santos, Herman Cathala e Daniel Miranda, participaram desta primeira etapa de campo os consultores internos José Torres (DIPALE); Leandro Campos (DIGECO); e Carlos Eduardo Ganade (DIGEOD).


Participaram também João Pedreira das Neves, supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Salvador; Cristina Burgos (Petrografia); e Rodrigo Santos (DIGEOF). A próxima etapa de campo está prevista para inicio em 29 de junho de 2015.