quarta-feira, junho 24

Mercosul discute integração das áreas de mineração e geologia

Reunião contou com representantes da Argentina, 
Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai

A XVIII Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho: Mineração e Geologia do Mercosul, reuniu entre os dias 18 e 19 de junho, no escritório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no Rio de Janeiro, representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.  Durante o encontro foi debatido o protocolo de práticas sociais na mineração, diálogo e comunicação com a sociedade, estatísticas mineiras, cooperação interinstitucional para a formação de profissionais do setor, legislação comparada e segurança e saúde no trabalho.

A reunião contou com a presença do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, que também é coordenador geral do Subgrupo. Na abertura do evento, o secretário lembrou a importância da inciativa, e afirmou que o Mercosul é prioridade para o Brasil. “O Brasil aposta  na parceria com os países do Mercosul para desenvolver nossas economias, gerar emprego e distribuir  renda.”   


Encontro foi realizado no escritório 
da CPRM no Rio de Janeiro
Nogueira fez um balanço do setor mineral brasileiro e elencou iniciativas do governo para alavancar o conhecimento geológico do território, agregar valor da produção mineral, atrair novos investimentos e modernizar a legislação atual. O secretário explicou que o governo enviou ao Congresso Nacional proposta de um novo marco regulatório para tornar o setor mais competitivo. “A mineração garante o desenvolvimento porque cria demandas por infraestrutura e serviços, induz a instalação de indústrias de transformação e de bens de capital, gera empregos, renda e reduz as disparidades regionais”, disse Nogueira. 

Integração - presente no encontro o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto destacou a importância das reuniões temáticas. “Tenho certeza de que as deliberações dessas reuniões estreitam a parceria entre os países na área de geologia e mineração.” Barretto citou a contribuição da CPRM nesse processo de integração liderando o processo de elaboração dos mapas geológico, de recursos minerais e tectônico da América do Sul.

Durante o encontro, o geólogo da CPRM Carlos Schobbenhaus apresentou  projetos de integração geológica  na   América do Sul em execução sob a égide da Commission for the Geological Map of the Word (CGMW) e  da Associação dos Serviços de Geologia e Mineração Ibero-americanos (ASGMI).

Maria Glícia e Patrícia Jacques explicaram as ações
 em curso na América do Sul do projeto  OneGeology
A chefe da Assessoria Internacional da CPRM, Maria Glícia da Nobrega e a chefe da Divisão de Geoprocessamento, Patrícia Duringer Jacques, explicaram as ações em curso na América do Sul do projeto  OneGeology, que busca a  colaboração internacional no campo da geologia. A ideia é incentivar a participação ativa de todos os Serviços Geológicos para que disponibilizem informações e dados geológicos.
 
Decisões da reunião - o assessor sênior da Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Samir Nahass explica que o documento sobre práticas sociais na mineração e diálogo e comunicação com a sociedade foi reformulado pela Argentina, a pedido da Presidência Pro Tempore do Brasil e apresentado durante a reunião para apreciação. “Ficou definido que os países membros e associados deverão analisar o documento e num prazo de 30 dias apresentar sugestões.”

Nahass comenta que no caso dos estudos relativos à legislação comparada, o Brasil enviará aos países membros e associados documento sobre o assunto, para servir de base aos trabalhos futuros. Ele destaca também que os representantes das delegações do Brasil, Chile e Paraguai fizeram uma apresentação dos principais tópicos que delinearam as ações e atividades relacionadas aos respectivos setores mineral e geológico, bem como os projetos previstos para serem realizados nos próximos anos.

Avaliação do encontro - Gustavo da Silva, da Direção de Recursos Minerais do Paraguai diz que foi muito importante seu país ter participado da reunião. “Temos importantes temas a tratar com o Brasil e com a Argentina, principalmente sobre mapas em áreas de fronteiras.” Ele afirma que o Paraguai tem interesse em estreitar a cooperação na área de geologia com o Brasil. “Agora queremos dar uma força maior para o Serviço Geológico Paraguaio. É fundamental ter esse tipo de reunião para estabelecer contatos e as possibilidades de trabalhos em conjunto”, diz Gustavo.

Shirley Orozco Ramirez, Consul Geral da Bolívia no Rio de Janeiro acredita que o encontro foi decisivo para estreitar ainda mais relação entre os países que compõem o Mercosul. Shirley explica que a Bolívia é um país associado, mas que está em processo de ingresso, como sócio pleno do bloco.  


A mesma opinião também é compartilhada por Mônica Delgado de Loaiza, Consul Geral do Equador no Rio de Janeiro. Ela participou da reunião, representado seu país. “Os debates permitem a integração e a troca de experiências”. Ela conta que o governo equatoriano tem dado atenção ao assunto, tanto que está criando um ministério voltado para os recursos minerais.