segunda-feira, junho 22

Projeto ARIM Remanso-Sobradinho começa etapa de campo

Equipe em trabalho de campo

Começaram as atividades de campo do projeto Integração Geológico-Geofísico-Metalogenética da Região de Remanso-Sobradinho, no médio São Francisco, divisa dos estados da Bahia e Pernambuco. O projeto é executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais – DGM/DEREM/DEGEO. 

A iniciativa é custeada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro da Ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil, que faz parte do empreendimento “Definição de Blocos para Licitação nas ARIM´s”.

O objetivo da primeira campanha foi focalizar os grandes domínios tectonoestratigráficos e visitar os principais prospectos minerais da área. Foram realizados perfis geológicos regionais, principalmente nas unidades dos Complexos Rio Salitre, porção norte e central, e Lagoa do Alegre a noroeste.

Os pontos visitados foram escolhidos a partir das descrições disponibilizadas pelo projeto Metalogenia das Províncias-Área Médio São Francisco, onde foi feita coleta de amostras para petrografia, análise química e geocronologia.

Foram visitados também alguns prospectos de cobre, chumbo e zinco, realizados em projetos anteriores pela CPRM e pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), além de prospectos de ferro nas regiões de Lagoa do Alegre e Sento Sé.

A equipe do estudo formada pela geóloga Jocilene Santana, líder do projeto, e pelos geólogos Eduardo Gonçalves e Aloísio Pires, contou com a participação dos geólogos Leandro Campos e Herman Cathalá (DIGECO). Eles visitaram alguns dos principais afloramentos das unidades destacadas anteriormente.

De forma geral foram discutidos os principais aspetos geológicos da área, tendo como foco o estudo das feições indicativas de alterações hidrotermais e o arcabouço estrutural da área como controle das mineralizações. A próxima etapa de campo está prevista para inicio em 29 de junho deste ano.