segunda-feira, junho 22

CPRM disponibiliza dados geofísicos em alta resolução para o setor mineral


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começou este mês a disponibilizar dados aerogeofísicos de alta resolução no formato XYZ para folhas na escala 1:100.000, padrão IBGE.  Com a inciativa a CPRM busca incentivar o uso de seus produtos ao atender uma demanda de pequenas empresas e mineradores. 

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM explica que os dados aerogeofísicos são fruto de um ousado programa de levantamentos aerogeofísicos, que marcou a retomada dos investimentos governamentais na área de geologia no Brasil. Segundo Ventura grande parte dos recursos desse projeto vieram do PAC. 

O geofísico Luiz Gustavo, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), destaca que a CPRM possui dados aerogeofísicos (magnetométricos e gamaespectrométricos) de todo embasamento cristalino, que constitui uma área com maior potencial mineral do território brasileiro. 
    
De acordo com Luiz Gustavo os levantamentos aerogeofísicos de alta resolução foram adquiridos com cerca de 100 metros de altura e espaçamento entre as linhas de voo de 500 m. 

Além de informações básicas dos projetos aerogeofísicos disponíveis no site da CPRM, é possível também obter dados georreferenciados desses mesmos projetos no Geobank.

Para saber como adquirir um produto da aerogeofísica o usuário deverá acessar:
E para obter informações sobre valores dos produtos acessar: