segunda-feira, junho 22

Comissão se reúne para avaliar implantação do ponto eletrônico

Comissão se reuniu no escritório do Rio de Janeiro 
para avaliar implantação do ponto eletrônico 

Composta por representantes indicados pelas entidades sindicais e da CPRM, a Comissão Paritária de Controle e Flexibilização da Jornada de Trabalho, se reuniu nesta quinta-feira (18/6), no escritório do Rio de Janeiro, para avaliar a implantação do ponto eletrônico na empresa. Durante o encontro foi feito um balanço do que foi acertado pela Comissão em acordo paritário de 2013, que tratou das regras para implantação do ponto eletrônico.

O representantes dos empregados apresentaram algumas críticas referentes a instabilidade do sistema. A empresa reconheceu que houve imprevistos no processo de implantação do ponto eletrônico, e que, está trabalhando para sanar os problemas.  Ressaltou também que nenhum empregado será prejudicado e que, conta com o apoio de todo corpo funcional para aperfeiçoar a ferramenta. 

Entre os pontos acordados ficou definido que, a compensação dos saldos (negativos ou positivos) da jornada de trabalho de maio e junho não será considerada em face da instabilidade do sistema, entretanto, as faltas não justificadas serão objeto de desconto.

 A empresa concordou com a proposta dos empregados de que o intervalo de almoço seja  estendido em até duas (2) horas – a legislação prevê  o mínimo de uma (1) hora, sendo que, essa flexibilização poderá ser compensada pelo empregado durante o bimestre.  Foi entendida a necessidade de registro de no mínimo 1(uma) no intervalo do almoço, sem marcação automática pelo sistema.

Outro ponto acertado foi a concessão de até duas (2) horas para o deslocamento para tratamento de saúde do empregado. O atestado ou declaração de comparecimento será abonado integralmente, no horário de atendimento. Situações excepcionais que excederem às duas horas de deslocamento poderão ser abonadas pelo gestor.

O fim do horário núcleo também foi discutido durante a reunião. Sobre esse ponto  houve consenso entre os membros  da Comissão de que, a proposta  é um importante passo para fortalecer as relações de trabalho, porém, a iniciativa precisa passar por um profundo  debate, antes de uma decisão final.  

Wiliam Ribeiro, presidente da Associação dos Empregados da Superintendência Regional de Goiânia, um dos representantes dos empregados na Comissão, disse que o envolvimento da empresa na busca por soluções para os problemas apresentados na reunião, mostra o interesse da CPRM em manter um diálogo transparente com os empregados.

“Essa atitude estreita a relação com os empregados porque demostra comprometimento da CPRM e possibilita que a gente possa contribuir e ajudar a encontrar soluções para os problemas comuns”, avaliou Wiliam.
   
Roberto Loreti Junior, vice-presidente da CONAE, que também participou da reunião, acredita que o diálogo entre a CPRM e os empregados é o melhor caminho. “Temos que ser parceiros na busca de um bem comum”, disse Roberto.

Alda Maria Ferreira Rosa da Silva, outra representante dos empregados na reunião, disse que o encontro foi produtivo, uma vez que, percebeu o interesse da empresa em negociar. “Foi um avanço na medida em que, a CPRM foi sensível sobre posições defendidas pelos empregados”.

Alda explica que o próximo passo e levar os pontos acordados para que sejam apreciados em assembleia pelos empregados.  Uma nova reunião da Comissão esta prevista para acontecer em agosto.  

Os representantes da CPRM na reunião foram os empregados Jose Carlos Garcia Ferreira, Maurício Mattos dos Santos, Marilene Sampaio e Moacir Ribeiro Furtado.  Pelos empregados participaram, Wiliam Ribeiro de Pádua, Alda Maria Ferreira Rosa da Silva e Roberto Loreti Junior.